Festival BaixoCentro Invade a Escola

Publicado em: 15/04/2013 |

Nos últimos dias, a região central de São Paulo sediou uma longa maratona artística. O Festival BaixoCentro 2013 levou ao entorno do Minhocão – que compreende os bairros de Santa Cecília, Vila Buarque, Campos Elíseos, Barra Funda, Consolação e Luz – cerca de 530 atrações gratuitas, entre elas música, dança, teatro, artes plásticas, cinema e performances.

E, claro, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que tem uma de suas sedes localizada na Praça Roosevelt (Consolação), não poderia ficar de fora, seja por meio dos aprendizes envolvidos nas atrações, seja oferecendo seu espaço físico para que elas fossem realizadas.

NME na SP Escola de Teatro (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Sendo assim, neste último fim de semana do Festival, três trabalhos relacionados à Escola foram apresentados. No sábado (13), entrou em cena “Mobiliários”, montagem do coletivo Cartão de Memória, formado por ex-aprendizes da Instituição. O trabalho de site-specific mostrou quatro atores portando objetos de cenografia/som/luz e ocupando a calçada da Douro Móveis Antigos, na Avenida São João, com um estudo cênico sobre a relação memória e o espaço/objeto.

Um pouco mais tarde, na Sede Roosevelt da Escola, às 18h, o NME, espaço itinerante de fomento à música experimental, arrebatou seu público com ruídos e distorções extraídas de guitarras, computadores, microfones e… até de uma máquina de costura.

Na apresentação performática, seis artistas lançavam mão de seus respectivos instrumentos, navegando por sintonias e atmosferas, enquanto uma mulher aguardava o soar da nota exata para explodir e partir em busca de sua memória perdida. Julia Teles, Tiago de Mello, Adriano Monteiro, Lucas Rodrigues Ferreira, Marcela Lucatelli e Rodolfo Valente – que é artista convidado do curso de Sonoplastia da Escola – eram os protagonistas.

Ao final, Tiago de Mello, que é diretor geral do NME e orientador de um curso de Extensão Cultural na Escola, disse: “Obrigado a todos que vieram prestigiar, à SP Escola de Teatro que nos recebeu e ao BaixoCentro, pelo apoio. Esse foi um dos concertos do NME. Esperamos por vocês nos próximos!”.

Cena de “*555” (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Menos de uma hora depois, quem compareceu à Escola pode assistir a “*555”, montagem teatral assinada por vários aprendizes e ex-aprendizes: dirigida por Cristiano Dantas e com dramaturgia de Cristiane Gomes e Patrícia Negrão, tem Lucas França, Priscila Gomes, Nilton Melo, Fernando Lopes, Victor Monteiro e Daniela Bontempi no elenco. Benedito Ferreira, Guilherme Catofaroni e Aline Delouya são os responsáveis pela cenografia e figurinos; a iluminação é de Igor Sully; a sonoplastia, de Alex Matos, e o técnico de palco é Evaristo Moura.

O trabalho, originado no Experimento do Módulo Vermelho do ano passado, sob acompanhamento pedagógico de Alessandro Toller, formador de Dramaturgia, leva à cena cinco atendentes de telemarketing enclausurados em um universo de exploração do call center. Em meio à polifonia de vozes falando ao telefone, cada um dos “prisioneiros” compartilhava sua solidão e revelava suas relações, competitividades, desejos e sonhos.

Texto: Felipe Del

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

Uncategorised | 09/ 11/ 2023