EN | ES

Fernando Sampaio representa o universo do circo na série Camarim em Cena

Publicado em: 06/08/2020

Fundador da Cia LaMínima de Teatro e diretor artístico do Circo Zanni, o ator e palhaço Fernando Sampaio conversa com o crítico Valmir Santos sobre sua trajetória nos palcos e picadeiros, a relação com as expressões circenses e teatrais, a dificuldade financeira para as apresentações das trupes pelo país e o trabalho com Domingos Montagner (1962-2016), amigos desde a Escola Circo Picadeiro, com quem dividiu, por mais de 20 anos, cenas e parcerias.

O circo marca presença na quarta temporada da versão online do Camarim em Cena, no episódio que o Itaú Cultural coloca no ar no dia 8 de agosto (sábado), às 14h. Este é o último bloco de encontros do programa, que, em agosto, abriu com Laura Cardoso e conta, ainda, com a participação da atriz e diretora Grace Passô, do diretor José Celso Martinez Corrêa e da atriz Andrea Beltrão.

Palhaço formado pelo Circo Escola Picadeiro em 1990, Fernando Sampaio tem uma trajetória permeada pelo teatro, mas diretamente ligada à arte circense, a qual o levou a atuar como professor desta modalidade em escolas como Acrobático Fratelli e Galpão do Circo, além de participar de espetáculos em diferentes companhias de São Paulo.

Fernando Sampaio apresenta, ainda, no programa, um olhar afetivo e realista sobre os picadeiros. Ao mesmo tempo em que lamenta dificuldade pela qual os pequenos circos vem passando, há alguns anos, leva ao espaço da entrevista – ambientado como se fosse o seu camarim – figurinos de espetáculos e a sua concertina, instrumento musical parecido a um pequeno acordeom, que o acompanhou em espetáculos e com o qual é convidado a fazer um número no programa também.

CULTURA EM CASA

Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.

O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).

#paraassistiremcasa #culturaemcasa #teatroemcasa

 




Relacionadas:

Notícias | 26/ 05/ 2022

TBT: Relembre a Sala Verde da SP Escola de Teatro, iniciativa ambiental localizada na sede Brás

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 05/ 2022

Série Teatro de Grupo em São Paulo: conheça a Companhia Delas de Teatro

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 05/ 2022

Tiradentes em Cena 10 Anos tem participação de Miguel Arcanjo Prado, Coordenador de Extensão Cultural da SP

SAIBA MAIS