Fabricantes de Arte

Publicado em: 25/11/2011 |

“O tema central transita entre o trabalhador da arte e a lógica de mercado. Na esteira da produção, o artista não responde à urgência do capital, não produz riqueza, tornando-se supérfluo e dispensável a essa lógica.” Essa é a sinopse de um dos grupos do Módulo Vermelho da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que apresenta, hoje (25), sua proposta cênica.

(Arte: Rodrigo Meneghello)

Como o grupo não contempla atores, os aprendizes de Dramaturgia Geraldo Alves e José Ricardo Reis pensaram em algo que suprisse a necessidade de atuações. “Partimos da ideia de trabalho x trabalho artístico; quais são as principais diferenças entre eles? Para simbolizar o assunto, a apresentação será feita por meio de diversas imagens, áudios e um total de oito vídeos”, explica Alves.

O dramaturgo ainda revela o motivo do nome do projeto. “Embora estejamos comparando os trabalhos comerciais e os artísticos, nosso intuito é, apenas, levantar questionamentos, e não passar um discurso moralista ou alguma mensagem. Por isso o chamamos de ‘Sem Mensagem, Sem Massagem, Tá Crítica’.”

A instalação – como o próprio Alves chama – conta com uma “dramaturgia de luz” diferente e interativa. “Nós desenvolvemos uma grande mesa que possui controles sensoriais. Conforme o público passa, alguns comandos são ativados e as luzes acendem ou apagam.”

O aprendiz também comenta que um sensor específico é programado para exibir um vídeo, sendo que todos são projetados na própria mesa e/ou em telas de tecido espalhadas pela Sala Linneu Dias, no Shopping Pompéia Nobre, em Perdizes.

Saiba o local e o horário deste e de outros grupos do Módulo Vermelho, clicando aqui.

Cenografia e Figurino: Cristiane Amorim

Direção: Arthur Moreau