Extensão Cultural | Estudos sobre a commedia dell’arte

Publicado em: 27/05/2015 |

“Commedia dell’arte e sua influência no tempo” é o novo curso que o departamento de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está oferecendo para o final deste semestre. Sob orientação do diretor Maurício Paroni de Castro, o curso está com inscrições abertas, até o dia 7 de junho, sendo destinado a atores, dramaturgos, roteiristas, diretores, críticos e profissionais da comunicação.

As aulas, sempre às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 22h, abordarão o gênero commedia dell’arte dentro da História do Teatro e sua influência na dramaturgia subsequente até os dias de hoje, incluindo o cinema neorrealista. A cada aula teórica e análise de texto/roteiro seguirá breve exercitação prática, além de uma discussão para melhor fixar os conceitos veiculados.

Para a seleção, os interessados devem enviar um breve currículo e carta de interesse na ficha de inscrição, disponível no site da SP Escola de Teatro.

Mauricio Paroni de Castro

Depois de cursar a Faculdade de Direito, a Escola de Comunicações e Artes e Filosofia, todas da USP, residiu em Milão por 15 anos, onde se diplomou na Scuola d’Arte Drammatica Piccolo Teatro di Milano, hoje “Paolo Grassi”, onde foi professor residente de 1985 a 1999. Desde 1998, esteve artisticamente associado à companhia escocesa “Suspect Culture”. Foi, ainda, professor residente na Universidade Statale di Pavia (Itália), em 1999; na Volda Universitat (Noruega), em 2003; na Royal Scottish Academy of Music and Drama (Glasgow, Escócia), de 2002 a 2004; na Accademia d’Arte Drammatica Nico Pepe (Udine, Itália); e na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Teve como professores, entre outros: Tadeusz Kantor, Thierry Salmon, Josef Svoboda, Eckhardt Schall, Martin Esslin, Iva Hutchison Formigoni, Enrico Job, Hubert Westkemper, Luca Ronconi, Massimo Castri, Vannio Vanni, Gigi Saccomandi, Ettore Capriolo, Lorenzo Arruga e Heiner Muller, com quem trabalhou como ator no espetáculo “Shakespeare Cocktail”, em 1988.

Dirigiu mais de 30 espetáculos (por dez anos, foi diretor estável no Centro di Ricerca per il Teatro, em Milão) entre a Itália, o Reino Unido e o Brasil. Trabalhou também em Portugal, Noruega e República Checa.

Colabora com o jornal Folha de S.Paulo, com artigos sobre teatro, tendo entrevistado personalidades como Dario Fo, Ferruccio Solleri e Giorgio Strehler, entre outros.

É corroteirista do filme “Crime delicado”, de Beto Brant, pelo qual ganhou os prêmios da Academia Brasileira de Letras, do Cinema Paulista do Sesi, do Festival de Cinema em Língua Portuguesa de Toronto, Canadá, e do Cinema Brasileiro de Miami, entre outros. Roteirista de “O amor segundo Schianberg”, dirigido por Beto Brant, em 2009. Roterista de “Kreuko”, dirigido por Beto Brant, dentro do longa “Olhar invisível”, com os diretores Wim Wenders, Atom Egoyan, Manoel de Oliveira, entre outros. Roteirista e diretor de “Parque Shangai” (2012), sobre a obra de Simone Weil.

Publicou ensaio sobre a direção de “Moro e il suo Boia”, pela editora da Universidade Católica de Milão, em 1994, ao lado do texto de Gabrielli, que foi encenado em São Paulo por Gianni Ratto. Publicou, ainda, “Aqui ninguém é inocente”, pela editora Alameda e Prefeitura da Cidade de São Paulo, livro sobre os métodos de dramaturgia empregados na parceria de sua companhia Atelier de Manufactura Suspeita com Ziza Brisola, da Companhia Linhas Aéreas.

Commedia dell’arte e sua influência no tempo

Orientador: Maurício Paroni de Castro

Quando: De 15 de junho a 22 de julho de 2015