Extensão Cultural: Escrita Criativa e ‘Macbeth’

Publicado em: 11/12/2012 |

“- Onde sumiram elas?

– No ar; o que corporal nos parecia, se dissipou como o hálito no vento
Os generais Banquo e Macbeth estavam impressionados com a profecia de três bruxas. E, agora, ainda mais, com o sumiço repentino das feiticeiras”

Extraído da peça “Macbeth”, de William Shakespeare

Nesta semana, as três bruxas e todas as personagens do clássico “Macbeth” vão inspirar a turma do novo curso do projeto Palco Iberoamericano: Teatro no Contemporâneo, Oficina de Escrita Criativa Aplicada ao Teatro, orientado pelo diretor e dramaturgo cubano Reinaldo Montero e auxiliado pela atriz e diretora Sahily Moreda.

Até sexta-feira (14), a turma irá explorar a estrutura da peça e caminhar pela narrativa a fim de compreender o terreno do texto dramático. E por suas características, “Macbet” foi escolhido a dedo pelo orientador. “A obra é a mais curta de Shakespeare e também bastante conhecida. Nela, se concentra todo o drama e tragédias em uma estrutura mais fácil de compreender, comparando-a com outras peças do dramaturgo”, justifica.

Reinaldo Montero e Sahily Moreda durante aula

Na prática, os estudantes partirão de suas próprias experiências na construção textual para teatro. Ao final do primeiro dia, o aluno Erich Lie falou de sua expectativa: “O exercício que realizamos foi muito interessante. Apreciei a metodologia e acredito que irá me ajudar a deslanchar. O que busco no curso é aplicar o drama nos meus textos”, conta.

E Montero vai acompanhar as criações deixando que a turma comente sobre o texto dos colegas. Diferentemente das três bruxas de “Macbeth”, ele afirma que o lugar da criatividade não é no ar: “A imaginação não precisa de asas. Mas de chumbo, pé no chão, para se conduzir um grande espetáculo”, conclui.

Quanto à expectativa em relação às aulas, Montero diz: “O que espero é que todos saiam daqui convertidos em gênios, ou ao menos em aspirantes a”, brinca.

Texto: Leandro Nunes

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

Uncategorised | 20/ 09/ 2022