Estudantes da SP Escola de Teatro fazem intercâmbio na Quadrienal de Praga; confira as entrevistas

Publicado em: 07/06/2023 | por: Guilherme Dearo

Montagem do estande do Brasil na Quadrienal de Praga 2023: participação dos estudantes da SP Escola de Teatro. | Foto: Reprodução

Começou hoje (7) a Quadrienal de Praga 2023, a mais importante mostra internacional nas áreas de design de cena, cenografia e arquitetura teatral. A SP Escola de Teatro tem papel de destaque no evento, já que ajudou a compor o grupo de curadores da Mostra de Estudantes do Brasil, além de cuidar da montagem do estande brasileiro no evento, que conta com as mostras de mais de 50 países.

Na última semana, embarcaram para Praga rumo à PQ23 Ivam Cabral, diretor da SP Escola de Teatro; Marcio Aquiles, coordenador de projetos internacionais; e os docentes J.C. Serroni, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e de Técnicas de Palco, Viviane Ramos, formadora do curso de Técnicas de Palco, e Telumi Hellen, formadora do curso de Cenografia e Figurino.

+ Quadrienal de Praga 2023 começa hoje (7) com participação da SP Escola de Teatro

Os estudantes da Escola também embarcaram para Praga, de modo a participar do intercâmbio estudantil durante a PQ23. Os estudantes que viajaram foram Hélia Maria Araújo Lopes, Douglas Vendramini e Camila Bueno, de Técnicas de Palco; Lara Paim, Carol Batista, Samara Pavlova Fantin e Úga agÚ, de Cenografia e Figurino; e Gabriela Araújo, de Iluminação.

Confira as entrevistas com alguns dos estudantes em Praga:

CAMILA BUENO

Estudante de Técnicas de Palco e egressa do curso de Cenografia e Figurino

O que você fará durante a PQ23?

Eu vou participar da montagem do estande dos trabalhos dos estudantes. Também me inscrevi em um workshop chamado “Rare Giants”, de criação de máscaras de papelão de tamanho estendido ministrada pelo brasileiro Gilberto Conti, artista morador de Praga. E, ao final do workshop, nós vamos expor as nossas criações numa performance coletiva aqui na cidade. Também pretendo assistir aos espetáculos teatrais de Praga.

O que você espera encontrar e aprender na PQ23?

Conhecer Praga e as cidades vizinhas da República Tcheca já é por si só sair da teoria e ir pra prática do que nós vemos em sala de aula. Além disso, acredito que a oportunidade de entrar em contato com profissionais do mundo todo e seus trabalhos representa uma grande abertura de perspectiva e de caminhos tanto pessoais quanto profissionais.

Eu tenho a intenção de fazer uma pós-graduação fora do Brasil e o meu objetivo primeiro aqui é descobrir o que está sendo feito em relação à iluminação cênica e à cenografia, iniciando assim os contatos para esse futuro intercâmbio.

Montagem do estande brasileiro na Quadrienal de Praga 2023: estudantes e equipe da SP Escola de Teatro. | Foto: Reprodução

HÉLIA LOPES

Egressa do curso de Técnicas de Palco

O que você fará durante a PQ23?

Eu vou ser monitora da Mostra Países e Regiões, Encruzilhadas – Nós Acreditamos nas Esquinas/ We Believe in Crossroads e vou trabalhar na desmontagem da Mostra dos Estudantes.

O que você espera encontrar e aprender na PQ23?

Além de conhecer Praga e imediações, viver ao máximo a experiencia que a Quadrienal pode proporcionar. Quero ter contato com o que acontece na cena de cenografia e performance pelo mundo e ter contatos com profissionais diversos.

Espero ampliar minhas redes de contato, conhecer novos artistas e me conectar a artistas que, em sua maioria, só tive contato de modo online durante a formação da equipe curatorial da PQ. Pretendo também, no futuro, fazer o mestrado na área e quero aproveitar ao máximo essa experiência!

DOUGLAS VENDRAMINI CARVALHO

Estudante de Técnicas de Palco

O que você fará durante a PQ23?

Pretendo trabalhar durante a montagem do estande da Mostra dos Estudantes. Também quero assistir a espetáculos teatrais e de ópera, além de conhecer a cidade e sua arquitetura e história, já que essa é uma oportunidade única.

O que você espera encontrar e aprender na PQ23? Como você espera que essa experiência em Praga vá ajudar em sua formação artística e profissional, iniciada na SP Escola de Teatro?

A criação e execução do projeto que vai para a exposição em si já foi um processo de aprendizado e repleto de conexões e descobertas, principalmente no que diz respeito ao maquinário cênico, que tem se tornado um grande foco de interesse para mim. Além do que, o contato com profissionais e artistas do mundo todo também é uma expansão de paradigmas, ideias e tesão artístico. Estou bem ansioso para ver o que se pensa e se elabora mundialmente acerca da cenografia e espacialidades cênicas, conhecer os trabalhos de estudantes e artistas ao redor do mundo, com possibilidades de diálogos e trocas. Afinal, não é algo casual ir para a Europa, então espero aproveitar ao máximo e aprender muito. Quem sabe o que nos aguarda no futuro?

Notícias | 29/ 04/ 2024

Festival Vórtice abre inscrições, até o dia 3 de maio, para artistas que desejam participar da 3ª edição do evento

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024