Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta participam de oficina de costura e escrita poética na sede Brás da SP; confira!

Publicado em: 16/05/2022 |

Aconteceu na última semana na sede Brás da SP Escola de Teatro a primeira aula da oficina “Escrevendo Memórias Afetivas: Ressignificar e contar histórias”, com o artista visual Wander Rodrigues, destinada exclusivamente para estudantes do ensino médio da Escola Estadual Padre Anchieta.

Ministrada todas as quintas-feiras até 2 de junho, a iniciativa busca não apenas despertar o lado sensível e poético dos estudantes, mas também propor um espaço de reflexão e reminiscência, incentivando o registro físico das vivências do período vivido no distanciamento social e dos desafios atuais pós-pandemia. Rodrigues afirma que, para as aulas, os participantes utilizam itens que têm em suas próprias casas.

“São tardes de criação! Registro de momentos das nossas vidas. Retalhos e peças de roupas pessoais servirão como pequenos diários para as poéticas e narrativas pessoais”, comentou o artista.

Nova turma de estudantes da Escola Estadual Padre Anchieta visita o prédio histórico da SP Escola de Teatro no Brás

Durante o primeiro encontro, o cenótécnico conheceu os estudantes e apresentou o ateliê da Escola, usado predominantemente por estudantes de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco. Além disso, ensinou já os primeiros passos de sua arte, explicando quais são os materiais, texturas e técnicas adotados para confeccioná-los em roupas e objetos de tecido.

“Tais encontros são feitos do entrelaçamento entre linha, natureza, cor, movimento, brincadeiras, sentimentos e realidade”, contextualiza Rodrigues, que afirma que os participantes da oficina obtêm a experiência da criação e do contato com suas emoções e sentidos.

Dione Leal, analista pedagógica da instituição, acompanhou esse primeiro encontro de perto, proporcionando o acolhimento dos adolescentes e também auxiliando na parte técnica. “Nosso objetivo é oferecer cultura e realizar uma troca de experiências com os estudantes.” afirmou a colaboradora da SP.

Confira algumas imagens da oficina:

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões

Notícias | 02/ 05/ 2024

Peça “Eu não vou fazer Greta Garbo” estreia em 24 de maio na SP Escola de Teatro