Estudantes da SP Escola de Teatro criam projeto que une teatro, literatura e cinema

Publicado em: 19/06/2020 |

Uma história contra outra é o nome do projeto que é um híbrido entre teatro, literatura, performance e cinema, desenvolvido pelo artista interdisciplinar Wander B. e pela atriz e dramaturga Elenice Zerneri, estudantes dos cursos de Direção e Dramaturgia, respectivamente, na SP Escola de Teatro. Eles escrevem textos, que são gravados e postados diariamente no Instagram. Os conteúdos também estão disponíveis no Youtube.

Antes da pandemia do covid-19 e do distanciamento social, trabalhavam em um monólogo, ele como diretor e ela como atriz. Com a nova realidade, surgiu a ideia de um escrever um texto onde o outro deveria interpretá-lo e devolver um texto como resposta a provocação, gerando um processo de alimentação mútua, que resulta em um vídeo por dia.

Já são quase 30 vídeos publicados e não existe uma regra sobre a escolha dos temas, somente o compromisso de provocar um ao outro e manter esse jogo diário de experimento e cumplicidade. Como não dá para fugir dos temas do dia-a-dia, confinamento e seus efeitos emocionais, questões sociais e políticas são temas abordados no videos, que chegam a contar até mesmo com panelaços como trilha sonora, e foi bem aceito como parte do processo performativo e vivo.

“O projeto é um processo aberto de levantamento de material. Uma grande sala de ensaio aberta, de investigações sobre escrita, atuação e linguagens. Que no futuro resultará em um livro e em obra para os palcos.” conta Wander.

Confira alguns dos trabalhos:

CULTURA EM CASA

Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.

O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).

#cursotécnico #paraassistiremcasa #culturaemcasa #teatroemcasa

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

Notícias | 24/ 04/ 2024