EN | ES

Estudantes da SP participam de Território Cultural com artistas pedagogos especialistas em poética da rua

Publicado em: 11/03/2022 |

Na SP Escola de Teatro a programação da semana que inaugura o período letivo do 1º semestre de 2022 do curso técnico continua a todo vapor! Nos últimos dias, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de encontros incríveis com artistas pedagogos mestres em Poética da rua, e a conversa continua neste sábado, 12, amanhã, no Território Cultural que acontece das 10h ao 12h30, com Paola Berenstein Jacques, Fabiana Dultra Britto, Berna Reale e Leo Scantbelruy!

Kairós abre chamamento para empréstimo de equipamentos de acesso à internet

O evento reúne os estudantes dos dois módulos (verde e azul) para aprender um pouco mais desse assunto tão importante para o profissional de artes cênicas! A poética da rua engloba implicitamente muitos outros temas que permeiam o teatro e a educação brasileira, como o acesso a ambos por meio de instituições públicas e de como é importante a entrada gratuita a eles para o desenvolvimento da cultura e da democracia. Confira uma prévia do currículo dos artistas que estarão conosco:

Paola Berenstein Jacques é professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), pesquisadora CNPq e coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório Urbano (PPG AU/ UFBA). É autora dos livros ‘Les favelas de Rio’ (Paris, l’Harmattan, 2001); ‘Estética da Ginga’ (Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2001); ‘Esthétique des favelas’ (Paris, l’Harmattan, 2003) e ‘Elogio aos errantes’ (Salvador, Edufba, 2012).

Edital – Empréstimo de equipamentos de acesso à internet – 1/2022

Fabiana Dultra Britto é professora da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, onde é Pró-Reitora de Extensão Universitária desde setembro/2014. Possui Licenciatura em Dança (UFBA, 1987), Mestrado em Artes (USP, 1993), Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2002), Pós-Doutorado em Arte Pública (Bauhaus Universität Weimar, 2009) e Estágio Sênior no CRESSON (Grenoble, 2012). É Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório Coadaptativo LabZat e colaboradora do grupo de dança Cena 11 / Alejandro Ahmed (Florianópolis,1999 a 2012).

Berna Reale (nascida em Belém do Pará em 1965) é uma artista visual brasileira e perita criminal do Centro de Perícias Científicas do Estado do Pará. Por meio do uso de seu corpo em performances e instalações, propõe reflexão sobre o momento sociopolítico contemporâneo com especial ênfase na temática da violência. Reale estudou arte na Universidade Federal do Pará (Belém do Pará, PA) e participou de diferentes exposições (individuais e coletivas) no Brasil e também em outros países, como Alemanha, Portugal, Itália e Inglaterra. Integrou a representação brasileira na 56a Bienal de Veneza, realizada em 2015.

TBT: Relembre a semana de aula inaugural do curso técnico do 1º semestre de 2019. Zeca Baleiro e outros artistas participaram; confira!

Leo Scantbelruy / Leo Scant / Lee Sknt é multi artista amazônida. Iniciou nas Artes Cênicas em 2010, na cidade de Porto Velho – RO, onde participou de grupos de teatro de rua, danças e ateliês de pinturas. Com mais de dez anos de atuação-formação contínua, entre processos criativos, colaborações, projetos e lutas, Leo Scant segue sua caminhada que passa pela graduação em Licenciatura em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (2018), ocupação e gestão do espaço criativo Casa passarinho no centro de Manaus, e agrupações Mona Coletiva, Associação Crioulas do Quilombo, Movimento Levante MAO, Mobiliza Cultura Amazonas, Triplicart.




Relacionadas:

Notícias | 23/ 04/ 2024

Cia Asfalto de Poesia estreia espetáculo de teatro adulto “Pequeno Circo das Atrapalhadas”

SAIBA MAIS

Notícias | 23/ 04/ 2024

Inscreva-se na oficina gratuita de atuação “Corpo e Identidade na Cena”

SAIBA MAIS

Notícias | 22/ 04/ 2024

Clã do Jabuti apresenta “Noite de Brinquedo no Terreiro de Yayá”

SAIBA MAIS