Estudantes brasileiros participam de projeto internacional pioneiro no teatro digital

Publicado em: 15/04/2021 |

7:30 em Cuiabá; 8:30 em São Paulo; 13:30 em Zurique; 19:30 em Singapura. Estudantes da SP Escola de Teatro, da MT Escola de Teatro, da Universidade das Artes de Zurique (ZHdK) e da Faculdade das Artes de Cingapura (LASALLE) participam, simultaneamente, de um projeto pioneiro no mundo, com aulas práticas e teóricas de teatro por meio de um sistema multiplataformas.

Devido à situação atual da pandemia de covid-19 no país, os estudantes brasileiros estão em suas casas participando por meio do Zoom, enquanto os alunos europeus e asiáticos estão em salas de aulas com telas e sistema de som que direcionam as imagens de seus colegas, com quem interagem ao vivo, também com auxílio de aplicativos de celular.

Em Singapura, na tela à esquerda, interagem com os estudantes brasileiros, na da direita, com os suíços

Em três dias de aulas, já acessaram conhecimentos sobre a própria tecnologia que está em desenvolvimento no projeto (apps e programas de som e vídeo), sobre distopia e a cultura cyberpunk.

Conheça os projetos internacionais da SP Escola de Teatro

“Além do intercâmbio cultural e pedagógico  inerente a qualquer processo dessa natureza, estamos implementando dessa vez um ousado projeto tecnológico também, que pode mudar os rumos da educação contemporânea”, afirma Marcio Aquiles, responsável pelos projetos internacionais e parcerias da SP Escola de Teatro.

A aula desta quinta-feira, 15, será com Rodolfo García Vázquez, Coordenador do curso de direção da SP, e ele irá analisar os processos pedagógicos e os dispositivos cênicos relacionados a essa nova forma de ensino.

“Vou abordar a experiência que temos desenvolvido na SP Escola com teatro digital desde que passamos a enfrentar a questão da pandemia, e também os processos que os Satyros têm investigado em suas últimas montagens”, afirma o diretor teatral e educador.

Segundo dia de aula

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024