Filme de Paulo Caldas, O Circo Voltou, estreia em diversos cinemas brasileiros

Publicado em: 03/04/2023 |

Cena do filme O Circo Voltou mostrando os caminhões da trupe nas estradas brasileiras

Cena do filme O Circo Voltou, de Paulo Caldas | Foto: Fred Jordão

Estreou nos cinemas, no dia 30 de março, o filme O Circo Voltou, dirigido pelo cineasta paraibano Paulo Caldas. O longa-metragem, distribuído pela Lira Filmes, resgata a trajetória de um dos maiores mestres brasileiros, José Wilson, do circo Spadoni, em regresso à sua cidade natal, no sertão de Alagoas, para se apresentar pela primeira vez junto de sua trupe.

O filme-documentário mostra José Wilson e seu grupo saindo de São Paulo rumo ao município Major Isidoro, no sertão alagoano, atravessando o Brasil profundo em suas paisagens e personagens fascinantes. Ao longo do percurso, o grupo realiza apresentações em Furquin, interior de Minas Gerais, no Quilombo Cinzentos, na Bahia, e em uma aldeia indígena, em Palmeiras do Índios, até culminar no grande espetáculo em Major Isidoro. Quando chegam ao destino final, decidem contar a saga da arte do circo como resistência cultural brasileira.

Além da jornada pessoal de José Wilson ao encontro de suas raízes, a produção audiovisual constrói um painel humano feito de depoimentos informais dos artistas que escolheram a vida nômade do circo e também acena ao futuro dessa atividade por meio do menino-palhaço que escuta atentamente as histórias do pai cujo caminho deseja continuar.

SOBRE O DIRETOR
O cineasta paraibano Paulo CaldasPaulo Caldas nasceu na Paraíba e se radicou em Recife. Atua há mais de 20 anos como diretor e roteirista de cinema, programas de TV, comerciais e videoclipes. Seu primeiro longa, Baile Perfumado (1997), realizado em parceria com Lírio Ferreira, é considerado um clássico do cinema contemporâneo. Em 2000, dirigiu o documentário O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas, selecionado para o Festival de Veneza. É um dos roteiristas de Cinema, Aspirinas e Urubus (2005). Seus filmes Deserto Feliz (2007), País do Desejo (2013), Saudade (2018), Abismo Tropical e Flores do Cárcere (ambos de 2019), participaram de vários festivais internacionais – Berlim, Toronto, Roterdã, Havana, Guadalajara, Buenos Aires, Paris e Lisboa, e nacionais – Gramado, Brasilia, São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente finaliza Atmosfera e está em produção do longa A Máquina de Filmar Sonhos, além do projeto Céu da Boca, em desenvolvimento.

+ Processo Seletivo 2023/2º semestre: SP Escola de Teatro abre inscrições para 85 vagas nos cursos técnicos

FICHA TÉCNICA

05/04 Quarta – 17h10

Confira o trailer:

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões

Notícias | 02/ 05/ 2024

Peça “Eu não vou fazer Greta Garbo” estreia em 24 de maio na SP Escola de Teatro