Processo Seletivo 2023/2º semestre: SP Escola de Teatro abre inscrições para 85 vagas nos cursos técnicos

Publicado em: 31/03/2023 |

Imagem de divulgação do processo seletivo 2023/Segundo Semestre da SP Escola de Teatro

SP Escola de Teatro: aberto o período de inscrições para o processo seletivo dos ingressantes do 2º semestre de 2023, para os oito cursos técnicos da escola

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), está com inscrições abertas a partir de hoje, 31 de março, para as novas turmas dos oito cursos técnicos em teatro, com aulas que acontecem presencialmente a partir do segundo semestre de 2023.

O prazo para se inscrever na Processo Seletivo 2023 de segundo semestre vai até 5 de maio, exclusivamente pela internet, pelo site da Fundatec: www.fundatec.org.br.

Confira o edital completo aqui

O edital traz 85 vagas, divididas em oito linhas de estudo. O curso técnico de teatro oferece formação nas áreas de Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. O curso possui reconhecimento do MEC e a certificação permitirá aos estudantes o encaminhamento direto ao Ministério do Trabalho para solicitação do DRT. Há vagas reservadas para pessoas negras e indígenas.

As turmas têm duração de dois anos. As aulas do curso técnico acontecem presencialmente nos períodos matutino (de segunda a sexta, das 9 às 13h; com eventuais atividades aos sábados); ou vespertino (de segunda a sexta, das 14h30 às 18h30; com eventuais atividades aos sábados), totalizando uma carga horária de 480 horas por módulo – 1920 horas no total após dois anos.

A taxa de inscrição no edital é de R$85 e há como solicitar desconto de 50% para o pagamento. As aulas são gratuitas.

Confira o número de vagas por área:

Cód. LINHAS DE ESTUDO PERÍODOS  VAGAS DISPONÍVEIS POR TURNO   VAGAS RESERVADAS PARA PESSOAS NEGRAS E INDIGENAS TOTAL DE VAGAS  DISPONIVEIS Nº SUPLENTES
01 Atuação Matutino 8 3 10 15
02 Vespertino 5
03 Cenografia e Figurino Matutino 7 3 12 15
04 Vespertino 8
05 Direção Matutino 2 1 6 15
06 Vespertino 5
07 Dramaturgia Matutino 2 1 6 15
08 Vespertino 5
09 Humor Matutino 2 2 7 15
10 Vespertino 7
11 Iluminação Matutino 2 2 6 15
12 Vespertino 6
13 Sonoplastia Matutino 2 1 4 15
14 Vespertino 3
15 Técnicas de Palco Matutino 6 4 17 15
16 Vespertino 15

Cartaz de divulgação do Processo Seletivo da SP Escola de Teatro

Cronograma de seleção

A seleção para o curso técnico da SP Escola de Teatro é dividida em dois momentos, ambos classificatórios e eliminatórios.

O primeiro momento consiste na participação de entrevistas por vídeo chamada e a realização da prova de redação online. As pessoas aprovadas nessa etapa seguem para um segundo momento, com as avaliações específicas da área escolhida na inscrição, podendo ser individuais ou em grupo – de acordo com as linhas.

O resultado final do Processo Seletivo será divulgado em 14 de julho de 2023. Os inícios das aulas está previsto para 12 de agosto.

Dúvidas ou questionamentos devem ser encaminhadas pelo site da Fundatec ou pelo telefone (51) 3320-1000.

Sobre a SP Escola de Teatro

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco é um equipamento cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é considerada a maior instituição educacional de teatro da América Latina. Foi criada pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), também responsável pela
gestão e organização da Escola, e desde a sua inauguração tem como objetivo prioritário do projeto a formação de artistas nas diversas áreas das artes do palco: atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, humor, iluminação, sonoplastia e técnicas de palco.

Desde a sua fundação, a entidade tem desenvolvido importantes projetos artísticos e pedagógicos relativos ao teatro, audiovisual e às artes  correlatas. Além disso, ao longo de toda a sua trajetória buscou desenvolver políticas inclusivas e de acessibilidade para os setores mais vulneráveis da sociedade. Ela é uma das pioneiras na empregabilidade trans, e ao menos 10% do quadro de colaboradores da SP é formado por pessoas que não se identificam com a cisgenaridade, em setores como pedagogia, biblioteca e diretoria executiva. Todas as recepcionistas da instituição são travestis ou transexuais. Por esse dedicado trabalho, em 2020, a Adaap recebeu o Selo da Diversidade 2020, concebido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania na categoria LGBTQIA+. Em 2021, a Associação também recebeu o Selo Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

A programação da SP Escola de Teatro converge sempre para a interdisciplinaridade do campo artístico contemporâneo por meio de pensamento e investigação prática: seja na vivência global das artes do palco, seja pelos intercâmbios culturais, ações pedagógicas ou mostras culturais. Promovemos uma nova experiência no mercado de trabalho, fortalecendo o trânsito entre áreas e comunidades tradicionalmente com pouco acesso ao teatro.

Notícias | 29/ 03/ 2024

Festival de Curitiba cria Mostra Surda de Teatro com ingressos gratuitos

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo