Espetáculo o Chão de Dentro é Minha Terra, em cartaz na sede Roosevelt, emociona público ao mostrar a difícil vida do pequeno agricultor brasileiro

Publicado em: 11/04/2022 |

Foto: Bruno Galvincio

Na última sexta-feira, 8, a SP Escola de Teatro estreou na sala Alberto Guzik O Chão de Dentro é Minha Terra, da Cia. de Los Puercos! Com direção de Luiz Campos, a narrativa expõe uma parte da vida do campesinato no Brasil e perpassa as dificuldades do pequeno agricultor que necessita da terra para sobrevivência e persiste diariamente para conquistar seu espaço frente as expansões do agronegócio e seus grandes produtores. Com direção de Luiz Campos, a peça continua em cartaz até o dia 1º de maio, sextas e sábados, às 21h; domingos, às 19h, na sede Roosevelt da Instituição.

Crianças imigrantes participam de brincadeiras e ações educativas sobre o Dia Mundial da Saúde na sede Brás da SP Escola de Teatro

Foto: Bruno Galvincio

Eluane Fagundes, Felipe Lima, Giovanna Marcomini, Henrique Vitorino e Nathalia Nigro fazem parte do elenco. Durante a pesquisa da montagem, o coletivo buscou entender mais de um assunto que, apesar de muito importante para a cultura brasileira, é pouco discutido: a reforma agrária. Na capital paulista, tais questões relacionadas ao campesinato parecem distantes, no entanto, afetam diretamente a vida da população urbana.

Foto: Bruno Galvincio

Ivam Cabral, diretor executivo da SP, lança 21º livro em evento histórico nos 30 anos do Festival de Curitiba

Durante os estudos, a Cia. Los Puercos foi adentrando diversas pautas que estão ligadas ao assunto, como a procedência dos alimentos que chegam em nossa mesa, as consequências da utilização dos agrotóxicos nas plantações e a desvalorização do trabalhador do campo. Assim, um dos objetivos do espetáculo é mostrar a realidade do nosso país, desmistificando as famosas fakes news que circundam nossa sociedade e, por vezes, dificultam o acesso da população a informação.

Foto: Bruno Galvincio.

Criada em 2015, a Cia. Los Puercos montou espetáculos de cunho provocativo em seu repertório, sempre buscando promover uma reflexão política e convidar o público a participar da discussão. Com sede na Mooca, o grupo já produziu peças premiadas como A Descoberta, e As Mulheres do Guarda-Chuva Perdidas Numa Noite Suja, que foi apresentada no Ruth Escobar. Além disso, eles também já trabalharam com autores clássicos como Fernando Arrabal na peça A Oração, e originais como Caecus: Um Documento Cênico. O objetivo do coletivo é transmitir tal realidade com honestidade, além de ressignificar e contribuir para formação de novos olhares e entendimentos sobre os trabalhadores rurais brasileiros que muitas vezes são esquecidos e, quando lembrados, são vítimas de uma desinformação polarizada.

SP divulga lista das atividades de contrapartida da Bolsa-Oportunidade do 1º semestre de 2022

Luiz Campos

É doutorando em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da UNESP e também em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Teatro pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), possui graduação em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes. Pelo Instituto de Artes da UNESP, realizou extensão do LAPCA cuja coordenação foi de Lúcia Romano. Trabalhou e estudou com nomes variados como Amir Haddad, Celso Frateschi, Grupo Galpão, Cristiane Paoli Quito, Dagoberto Feliz, CPT (Centro de Pesquisa Teatral), Alexandre Mate, Nelson Baskerville, Roberto Lage entre outros. Foi responsável pela pesquisa sobre o diretor teatral Antonio Ghigonetto, na qual recuperou grande parte da trajetória teatral, que resultou no lançamento do seu livro chamado Ghigonetto, um homem de teatro. No teatro possui mais de 40 espetáculos teatrais, dentre direções e atuações. Atualmente além de continuar como integrante da Cia. Los Puercos é também integrante do Grupo XVII de Teatro na cidade de Santo André/SP e professor de nível técnico de teatro do Senac-SP (unidade Santana).

Confira imagens de como foi o evento:

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024