EN | ES

Espetáculo multimídia que traz cartas de Rosa Luxemburgo reestreia na Casa do Povo

Publicado em: 02/10/2014 |

Espetáculo multimídia construído a partir de cartas escritas por Rosa Luxemburgo (1871-1919), a maioria delas nas prisões alemãs do início do século 20, “Rózà” reestreia hoje (2), na Casa do Povo, onde fica em cartaz até 19 de outubro.

 

O público da peça é convidado a entrar em um espaço-instalação inspirado nas Cosmococas de Hélio Oiticica e Neville d´Almeida, que é ao mesmo tempo casa, prisão e jardim. Nesse ambiente se desenrola a trajetória da judia polonesa naturalizada alemã, uma das principais revolucionárias do século 19 e defensora ferrenha da democracia. 

 

(Foto: Marilia Scharlach)

 

As cartas – boa parte inédita no teatro – ganham interpretação de três atrizes, que tocam e cantam como uma banda de rock, e são compartilhadas com o público por meio da palavra, do vídeo, da música e da performance, numa busca por traçar uma relação sutil entre o momento histórico e o contemporâneo. A idealização e a coordenação de dramaturgia da montagem são de Martha Kiss Perrone, que assina a direção ao lado de Joana Levi.

 

Com pesquisa e colaboração dramatúrgica de Roberto Taddei, o espetáculo traz no elenco Lowri Evans, Lucia Bronstein e a própria Martha Kiss Perrone. Renato Bolelli assina a instalação coreográfica, enquanto Dani Porto é responsável pelos figurinos.

 

A adaptação foi criada a partir de improvisações e trechos das cartas de Rosa, além de partes de correspondências entre Nadezhda, integrante do grupo de punk feminista russo Pussy Riot, e o filósofo esloveno Slavoj Žižek. No palco, imagens exclusivas da Berlim atual mesclam-se a textos políticos e discursos da revolucionária.

 

“Rózà” ficou em cartaz na Casa do Povo de abril a maio, e antes disso participou do Festival de Teatro de Curitiba. 

 

Assista ao teaser e confira a fan page do espetáculo.

 

Serviço

“Rózà”

Quando: Quinta, sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h (de 2 a 19/10) *

Onde: Casa do Povo

Rua Três Rios, 252 – Bom Retiro (metrô Tiradentes e Luz)

Tel.: (11) 3311-6577

Capacidade: 80 lugares

Duração: 80 minutos

Classificação: 12 anos

Ingresso: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

 

* No dia 3 não haverá apresentação, e no dia 6 (segunda) haverá uma apresentação extra, às 20h

Relacionadas:

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS

Uncategorised | 08/ 09/ 2022

Programa Oportunidades divulga lista final de contemplados da Bolsa-Oportunidade 2/2022

SAIBA MAIS