Espetáculo dirigido por Regina Duarte cumpre temporada no Teatro Sérgio Cardoso

Publicado em: 10/02/2015

“A volta para casa”, o espetáculo dirigido por Regina Duarte, está em cartaz até 1 de março na Sala Paschoal Carlos Magno, do Teatro Sérgio Cardoso, abrindo a temporada teatral de 2015 do espaço. As sessões são feitas de sexta-feira e sábado, às 21h, e domingo, às 19h.

 

Com texto assinado pelo dramaturgo romeno Matéi Visniéc, o espetáculo leva o público a um cenário de guerra. Ali, tramas paralelas se desenrolam: um soldado observa seus inimigos, que vivem do outro lado da rua; uma mulher tenta cruzar a fronteira para retornar a seu país de origem; e um general percorre o campo de batalha convocando os mortos a se levantarem para a entrada triunfal de volta à terra natal, no desfile do Dia do Grande Perdão.

 

(Foto: Divulgação)

 

Entram em discussão na obra temas como o sentido da vida e da morte, o valor das coisas e das pessoas, a fragmentação dos territórios e do conceito de pátria, a tensão entre indivíduo e sociedade, todos eles assuntos constantes da condição humana. 

 

Regina conheceu a dramaturgia de Visniéc – artista saudado pelos críticos europeus como sucessor de Eugène Ionesco – durante o Festival de Curitiba. É latente em seu trabalho a crítica às formas autoritárias de poder e também às contradições das democracias ocidentais. “A volta para casa”, especificamente, denuncia as feridas de guerra e a condição alienada e fragmentada do homem contemporâneo, dando ênfase aos conflitos na Faixa de Gaza.

 

A diretora coordena desde novembro de 2013 o Grupo de Estudos de Dramaturgia e Interpretação de Textos, cujo objetivo é criar um banco de textos de dramaturgia de qualidade. O texto foi processado dentro do Grupo.

 

No elenco, estão Amazyles de Almeida, Eduardo Bodstein, Gilda Vandenbrande, Ivan Izzo, João Carlos Mattos, João Ribeiro, Ligia Daniel, Luis de La Plata, Majeca Angelucci, Marcelo Galdino, Marcelo Gomes, Marieli Goergen, Paulo Gabriel, Rodrigo de Castro, Vanessa Goulartt e Victoria Moliterno.

 

Serviço

“A volta para casa”

Quando: Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h (até 1/3)

Onde: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno

Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista

Tel.: (11) 3288-0136

Duração: 50 minutos

Classificação:12 anos

Capacidade da Sala: 144 lugares

Ingressos: R$ 30

Relacionadas:

Uncategorised | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Uncategorised | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS