Escola promove exibição de ‘Yvy Rupa’ e debate com os autores

Publicado em: 30/09/2013 |

O ciclo de conferências que compõe o projeto “Sonata fantasma bandeirante”, residência artística do dramaturgo e encenador de origem amazonense Francisco Carlos na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, tem continuidade hoje (30), às 19h30, na Sede Roosevelt da Instituição.

No encontro, o último do projeto, será exibido o filme “Yvy Rupa – a terra é uma só! Visões guarani da descoberta do Brasil”, seguido de debate com os autores Gianni Puzzo e Melina Bertholdo. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Currículo dos participantes:

Gianni Puzzo

Documentarista, diretor de filmes, cinegrafista e editor, criador da produtora Anthares Multimeios especializada em trabalhos nas áreas de antropologia, educação e cultura popular, dentre outras. Realiza documentários em colaboração com antropólogos e grupos indígenas a partir de pesquisas de campo ou de projetos de intervenção política e social. Professor de linguagem audiovisual e formação técnica em foto e vídeo para diversas comunidades indígenas e africanas. Atuou junto a importantes instituições como o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPE), a Associação Xavante Warã Comunidade da Aldeia de Abelinha, o Centro de Documentação Indígena (CDI) e o Centro de Trabalho Indigenista (CTI).

Melina Bertholdo

Pesquisadora e Graduanda do último ano de Psicologia no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP), participa, desde 2012, do Projeto de Extensão Rede de Atenção à Pessoa Indígena do IP/USP, pelo qual realiza atividades junto a comunidades indígenas Guarani inseridas no perímetro urbano da cidade de São Paulo. Estes trabalhos visam levantar as necessidades apontadas pelos próprios membros da comunidade e a partir delas desenvolver ações conjuntas. Sua pesquisa trata de questões interculturais envolvendo a psicologia e os povos indígenas na cidade de São Paulo, com ênfase nos Guarani-Mbyá e a questão da terra; realizou análise do filme ‘Yvy Rupá – A Terra É uma Só! Visões Guarani da Descoberta do Brasil”.

Ciclo de Palestras: Sonata fantasma bandeirante

Quando: Hoje (30), das 19h30 às 22h30

Com Gianni Puzzo e Melina Bertholdo | Exibição do filme “Yvy Rupa – a terra é uma só! Visões Guarani da história da América”, de Jera Guarani e Gianni Puzzo, seguido por debate com os autores.

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Tel. (11) 3775-8600

Grátis