Entrevista: Marici Salomão fala sobre dramaturgia durante a pandemia

Publicado em: 02/05/2020 |

A pandemia do novo coronavírus afetou não só o comportamento cotidiano das pessoas como também as formas de expressão artística. Com a dramaturgia não é diferente. Nesta entrevista concedida ao jornalista Miguel Arcanjo Prado, a coordenadora de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, Marici Salomão, analisa este momento delicado, a partir do olhar de quem vive de perto os caminhos da dramaturgia.

MIGUEL ARCANJO PRADO – De que maneira você acha que a pandemia do novo coronavírus afeta a dramaturgia?
MARICI SALOMÃO – Afeta totalmente, mas não afirmo que seja só no mau sentido; sinto que no bom também: quando foi que tivemos a chance de estar mais conosco, correndo menos, para buscar novos conhecimentos e compreensões de mundo? Penso que um artista que só se fixa nos aspectos negativos restringe muito suas possibilidades de contribuição para pensar o mundo contemporâneo em 360%.

MIGUEL ARCANJO PRADO – Quando tudo isso passar, você crê que as pessoas vão querer assistir a histórias distópicas e pessimistas ou quererão tramas mais tradicionais e positivas?
MARICI SALOMÃO – Trabalho mais com a ideia do “e” do que a do “ou”: histórias tanto canonicamente contadas e quanto distópicas serão oferecidas, e muito certamente teremos mais temas do que tínhamos antes, dada a profundidade da experiência vivida hoje.

MIGUEL ARCANJO PRADO – Como vem sendo feito o trabalho online com os futuros dramaturgos que estudam na SP? O que tem observado de positivo neste processo?
MARICI SALOMÃO – Estamos primeiramente respeitando os tempos de cada uma/um, com o seu bem-estar, suas possibilidades reais de acesso à internet, às aulas online. Temos turmas muito comprometidas com aulas a distância, exercícios, leituras e desenvolvimento de novos textos. Temos discutido como tudo isso está nos afetando e qual a possível produção que nascerá nestes e destes tempos. Aproveito este espaço para agradecer a força dos estudantes, professores e dos formadores docentes do curso, Marcia Nemer e Daniel Veiga, tão corajosos no enfrentamento das mudanças. Vejo como positiva a sensação de que sairemos marcados, mas não menos fortes.

A coordenadora de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, Marici Salomão. Foto: Divulgação

MIGUEL ARCANJO PRADO – Com a impossibilidade de o teatro ser feito presencialmente, você acha que isso fará a dramaturgia se aproximar do roteiro audiovisual? Por quê?
MARICI SALOMÃO – A impossibilidade de o teatro ser feito presencialmente hoje é uma situação provisória. O teatro voltará a acontecer presencialmente e será tão incrível como sempre foi em todos os tempos, apesar das crises, das pestes e pandemias. É o que nos revela a História.

MIGUEL ARCANJO PRADO – Para você o teatro online é teatro ou outra forma nova de expressão artística? E a dramaturgia feita para as novas tecnologias digitais e redes sociais, ainda pode ser considerada dramaturgia teatral?
MARICI SALOMÃO – Teatro é presença, é troca de energia de corpos, de presenças no aqui e agora. O Teatro Online é uma forma de sobrevivência diante das novas circunstâncias. A mim não substituirá o teatro como experiência de respiração conjunta no mesmo tempo/espaço. Porém, não sou contra essa saída hoje, desde que se ofereça dignidade à sobrevivência física dos profissionais de teatro. Pode nascer muita coisa interessante (aliás já está nascendo) e, como diz Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”.