EN | ES

Entrevista com Zygmunt Bauman

Publicado em: 25/02/2013 |

“Nós temos grandes dificuldades em adivinhar o que vai acontecer conosco no ano que vem. O projeto de vida, de uma vida inteira, é algo difícil de acreditar. A vida é dividida em episódios. Não era assim no início do século 20”. 

 

A declaração é apenas uma das várias ditas pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman, durante entrevista concedida em julho de 2011, para uma equipe conjunta da CPFL Cultura e do Seminário Fronteiras do Pensamento, na própria casa do pensador, em Leeds, Inglaterra.

 

Bauman em sua sala de leitura, onde concedeu a entrevista

 

Cercado por livros, Bauman – que, neste semestre, é adotado como Operador dos estudos do Módulo Azul da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco – expôs, durante horas, sua visão sobre o mundo contemporâneo.

 

Considerado o principal sociólogo em atividade e um dos mais influentes pensadores da contemporaneidade, o senhor de 86 anos demonstrou extrema lucidez e sabedoria ao falar sobre temas como: século 21, Internet, identidade e a necessidade de construção de políticas globais. 

 

“As sociedades foram individualizadas. Em vez de se pensar em termos de a qual comunidade se pertence, a qual nação se pertence, a qual movimento político se pertence etc., tendemos a redefinir o significado de vida, o propósito de vida, a felicidade na vida, para o que está acontecendo com uma própria pessoa. São as questões de identidade, que têm um papel tremendamente importante hoje”, afirmou.

 

Para assistir ao vídeo do encontro, clique aqui.

 

Com a intenção de reforçar possibilidades para os estudos deste semestre, houve, no início deste mês, espaço de reflexão em torno da obra do sociólogo. Para tanto, a SP Escola de Teatro recebeu o Pós-Doutor Alexandre Vieira Werneck, professor adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

 

Em um colóquio, que teve como tema “Da Pós-Modernidade à Modernidade Líquida nas Relações Humanas: Fragmentos de Zygmunt Bauman”, o especialista se encontrou com coordenadores e formadores da Escola e abordou diversos temas sobre a obra de Bauman, especialmente do livro “Vida em Fragmentos – Sobre a Ética Pós-Moderna”. Clique aqui para saber mais como foi a conversa.

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS