Eleonora Fabião e a Performance

Publicado em: 18/04/2013 |

Eleonora Fabião, performer internacionalmente reconhecida, está de volta à SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Desta vez, seu encontro se dá com os aprendizes de Atuação do Módulo Azul (período vespertino), cujo eixo temático é a performatividade.

Eleonora Fabião (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Doutora em Estudos da Performance pela New York University, a artista, que foi convidada por Francisco Medeiros, coordenador do curso de Atuação da Escola, deu início à sua sequência de aulas ontem (17) e ainda se reúne com a turma hoje (18) e amanhã (19).

Na primeira aula, Eleonora conduziu seus pupilos por uma série de exercícios físicos, explicando conceitos importantes de cada um deles e apontando pontos fundamentais para o corpo do ator. O condutor da aula foi classificado por ela como dramaturgia do corpo e nervura da ação, que é algo “presente em qualquer tipo de ação”.

Durante quatro horas, a performer orientou os aprendizes em atividades como a elaboração de circuitos internos, que são séries de ações corporais próprias de cada um, além de trabalhos em duplas.

Uma das atividades realizadas na primeira aula (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

“Como temos apenas três dias, eu subdividi para organizar o conteúdo. Então, procurei pegar as sementes que eu acho que são mais produtivas no momento. No segundo dia, vou falar de dramaturgia do corpo e arte da performance propriamente dita: historiografia, teorias e composição; no último dia, tratarei da dramaturgia do corpo e programa performativo”, comenta.

Nos próximos encontros, Eleonora vai definir se o trabalho terá chance de ser levado para a Praça Roosevelt, ou se é melhor mantê-lo em um ambiente fechado. Veja aqui como foi a primeira passagem de Eleonora pela Escola, em 2011.

Sobre a convidada

Professora Adjunta e Coordenadora do Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Doutora em Estudos da Performance pela New York University (2006), Mestre em Estudos da Performance pela New York University (2001) e Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1989) e em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989). Trabalha principalmente com os seguintes temas: arte da performance, estudos da performance, direção teatral, arte do ator, dramaturgias do corpo e dramaturgia experimental contemporânea.

Texto: Felipe Del

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

Uncategorised | 09/ 11/ 2023