Edilainne Muniz, do instituto Limpa Brasil, orienta estudantes e colaboradores da SP a como viver com menos lixo

Publicado em: 27/06/2022 |

Aconteceu no último sábado, 25, a palestra Projeto Escola Verde: Conscientização e Boas Práticas Para Um Mundo Sem Lixo, uma parceria da ADAAP (Associação dos Artistas Amigos da Praça), gestora da SP Escola de Teatro, com o instituto Limpa Brasil.

Fernanda Marx traz uma releitura de clássicos musicais em show exclusivo que acontece na sede Roosevelt da SP, no sábado (2)

Edilainne Muniz, diretora Executiva do instituto, em conversa com João Martins, Analista de Projetos do Programa Oportunidades, apresentou estratégias, fundamentos e ideias de diminuição  do consumo/produção de lixo no nosso dia a dia e como a sociedade pode transformar os espaços que ocupa, com o objetivo de estar em um mundo melhor independentemente de qualquer diferença entre as pessoas, que se respeitam e lutam por um planeta mais sustentável.

A ambientalista contou a história do projeto Let`s Do It, que começou em 2008 na Estônia, com quase 50 mil voluntários, e, desde então, já percorreu mais de 140 países no mundo inteiro. No Brasil, até agora, foram mobilizados mais de 1200 municípios e 650 mil voluntários, coletando mais de 1.220 toneladas de resíduos. Além disso, ela explicou como ações de comunicação e marketing, como a ideia de lotar vagões de metrô com sacos de lixo para fazer a população refletir, fizeram efeito na prospecção de novos “catadores”, como são chamados os voluntários que ajudam na coleta.

Edilainne abordou também o lema #eucuidodomeuquadrado, desenvolvido pelo Limpa Brasil, com o objetivo de estimular as pessoas a realizarem o descarte correto de lixos e tentar realizar a coleta seletiva, por mais que esta, em muitas situações, seja complicada, principalmente por populações mais pobres.

Ela comentou os números absurdos do Brasil, como, por exemplo, que o país é responsável por 40% de todo o lixo produzido na América Latina. Essa produção descontrolada de rejeitos proporciona diversos malefícios para a sociedade, entre elas, a disseminação de doenças como a dengue, a produção de gases de efeito estufa e a poluição dos rios e mares.

A palestra também foi um convite a todes, todas e todos a participarem do MUTIRÃO DE LIMPEZA que acontece nesta terça-feira, 28, na Praça Roosevelt, em que estudantes e colaboradores da instituição, em parceria com o instituto, moradores da região e membros da comunidade, vão limpar a tradicional praça. O ponto de encontro é a sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, às 11h30. Compareça e seja você também um catador!

Confira a palestra na íntegra:

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro

Notícias | 18/ 04/ 2024

Ausculta Coletiva, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”