Edições Sesc lançam livro da fotógrafa Lenise Pinheiro que retrata o Festival de Teatro de Curitiba

Publicado em: 16/04/2024 |

A fotógrafa, cenógrafa e iluminadora Lenise Pinheiro.

A fotógrafa, cenógrafa e iluminadora Lenise Pinheiro. | Foto: Bruno Poletti/ADAAP

As Edições Sesc realizam o lançamento do livro “Festival de Teatro de Curitiba”, da fotógrafa paulistana Lenise Pinheiro, uma das mais importantes das artes cênicas brasileiras. A obra traz imagens de 30 anos (completados em 2022) deste que é um dos festivais de teatro mais relevantes da América Latina.

O lançamento do livro acontece no Sesc Pompeia dia 16 de abril, terça-feira, a partir de 19h, com bate-papo com a autora Lenise Pinheiro, a dramaturga Luh Maza, com mediação de Gabriela Melão e seguido de sessão de autógrafos.

O livro apresenta fotos de montagens icônicas do teatro brasileiro, entremeadas com depoimentos de profissionais das artes cênicas a respeito do festival e de Lenise. Ao longo de 30 anos, o festival reuniu e prestigiou os principais atores, diretores, iluminadores, dramaturgos e também companhias e equipes nessa celebração nacional, que hoje é referência na América Latina.

O livro conta com uma apresentação de Danilo Santos de Miranda (1943-2023) e reúne imagens de espetáculos que marcaram o festival, como: As boas, com direção de Zé Celso Martinez Corrêa (1992); The Flash and Crash Days, de Gerald Thomas; Dois perdidos numa noite suja, direção de Emílio Di Biasi (1993); Romeu e Julieta, direção de Gabriel Villela (1993); Vereda da salvação, direção de Antunes Filho (1994); A loba de Ray Ban, direção de José Possi Neto (2010); Simplesmente eu, Clarice Lispector, direção de Amir Haddad (2012); Esta criança, direção de Marcio Abreu (2013); A vida é sonho, de Gabriel Villela (1992); entre muitas outras montagens.

Capa do livro "Festival de Teatro de Curitiba": fotos de Lenise Pinheiro.

Capa do livro “Festival de Teatro de Curitiba”: fotos de Lenise Pinheiro. | Foto: Divulgação

30 anos de história

O Festival movimenta o cenário cultural e econômico de Curitiba, proporcionando uma média de 400 espetáculos de companhias teatrais nacionais e internacionais e atraindo a cada edição um público de mais de 200 mil pessoas.

As fotos de Lenise retratam artistas renomados como Beth Goulart, Christiane Torloni, Débora Falabella, Drica Moraes, Fábio Assunção, Fernanda Montenegro, Isabel Teixeira, Luís Melo, Luís Miranda, Mateus Solano, Ney Latorraca, Renata Sorrah, Reynaldo Gianecchini, Ricardo Tozzi, Vera Holtz, Yara de Novaes, Zé Celso Martinez Côrrea, entre outros.

Segundo Lenise, a proposta de editar as fotografias dos 30 anos do Festival de Teatro de Curitiba lhe trouxe imensa satisfação. “Foram escolhas que começaram a partir de datas históricas e muitas lembranças, e continuaram com as pesquisas, os gráficos e as obsessões. Estudos e buscas infindas. Elos entre reportagens, fechamentos e encontros. Contatos líquidos, notabilizados por gentilezas. Autorizações e olhares complacentes. E… se fotografar é escrever com luz, ficam aqui os retratos iluminados pelos palcos da cidade”, afirma a fotógrafa.

A obra ainda possui depoimentos de Andrea Elia, Bia Lessa, Fernanda Torres, Fernando Bonassi, Gerald Thomas, Gilberto Gawronski, Gregório Duvivier, Guilherme Weber, Guta Stresser, Ivam Cabral, Marco Ricca, Matheus Nachtergaele, Nany People e Valmir Santos.

Este é o terceiro livro da fotógrafa lançado pelas Edições Sesc. Em 2008, foi publicado Fotografia de Palco I e, em 2016, Fotografia de Palco 2, obras com imagens do acervo de Lenise captadas ao longo de seus 41 anos de carreira, passando por bastidores, camarins e palcos.

Sobre a autora

Lenise Pinheiro é fotógrafa, ensaísta, diretora e iluminadora. Nascida em São Paulo, em 1960, desde 1983 retrata profissionalmente o que há de mais expressivo nos palcos brasileiros. Especializada em fotografia de cena, seu trabalho flerta com o documental e o artístico. Foi vencedora do Prêmio Governador do Estado, em 2018, por sua dedicação aos palcos. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2015 com o livro Fotografias: Teatro Oficina, lançado em 2014 pela Imprensa Oficial de São Paulo. Foi colaboradora do jornal Folha de S.Paulo, no caderno Ilustrada, de 1998 a 2022. Foi responsável pelo Cacilda Blog de Teatro, em parceria com o jornalista Nelson de Sá, de 2007 a 2021. Suas exposições e publicações mantêm o foco no teatro. Participa de mostras coletivas e individuais, e cobre o Festival de Teatro de Curitiba continuamente desde a sua primeira edição, em 1992.

Título: Festival de Teatro de Curitiba
Edições Sesc São Paulo, 2023
Autora: Lenise Pinheiro
ISBN: 978-85-9493-266-2
Preço de Capa: R$ 108,00

Serviço

Lançamento Festival de Teatro de Curitiba, de Lenise Pinheiro no Sesc Pompeia, em São Paulo
Dia 16 de abril, terça-feira, 19h

Bate-papo com a autora Lenise Pinheiro e Luh Maza. Mediação de Gabriela Melão. Evento seguido de sessão de autógrafos.

Sesc Pompeia
R. Clélia, 93 – Água Branca, São Paulo
www.sescsp.org.br/unidades/pompeia
Telefone: 11 3871-7700