Duo sueco apresenta concerto na SP Escola de Teatro

Publicado em: 09/04/2014 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco recebe, no dia 14 de abril, o duo sueco Sidén-Hedman, que apresenta um concerto com obras eletroacústicas, difundidas em sistema surround 5.1. Além da apresentação, ainda será promovido um bate-papo com os artistas. O evento, realizado na Sede Roosevelt da Escola, é grautito e aberto ao público. A conversa começa às 20h, e a apresentação vem logo depois, às 20h30.

O concerto traz obras de Eva Sidén e de Jens Hedman. Eva se apresenta pela primeira vez no Brasil. Já Jens é conhecido do público paulista, tendo participado de edições passadas da Bienal de Música Eletroacústica de São Paulo. O duo vem se notabilizando internacionalmente pela sensibilidade no trato do som e pelas inovações tecnológicas, frutos de anos de pesquisa.

Apresentação traz obras inéditas no país em um concerto imersivo

Jens é compositor dedicado à música eletroacústica desde a década de 1980, enquanto Eva é pianista e também compositora. Ambos estão vinculados ao EMS, o Estúdio de Música Eletroacústica da Suécia, e vêm ao Brasil em turnê por Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Esse é o último concerto deles na cidade, viabilizado após convite da SP Escola de Teatro e do NME – um grupo voltado à difusão da música eletroacústica no Estado de São Paulo.

No programa, destacam-se as obras “Waterfields”, de Eva Sidén, e “The gravel harp”, de Jens Hedman, ambas compostas para ambiente surround. Cinco caixas instaladas ao redor do público espacializam os sons de forma a criar um ambiente imersivo e altamente imaginativo.

Antes da apresentação, o duo falará sobre sua turnê no Brasil, dando especial atenção à instalação realizada na CPFL Cultura de Campinas e mostrando os mecanismos robóticos que utilizam para tocar piano à distância.

Música eletroacústica

A música eletroacústica é uma produção para concerto feita em computadores e tocada por alto-falantes, com ou sem intervenção ao vivo do seu criador. As composições prezam pela espacialidade e pela recontextualização sonoras, seja utilizando sons criados por algoritmos ou sintetizadores, seja manipulando sons captados no nosso cotidiano.

Os autores

O duo Sidén-Hedman foi fundado em 2010, unindo dois compositores de reconhecida importância para a música sueca atual.

Eva Sidén é compositora e pianista. Seu trabalho se concentra sobre peças que combinem instrumentos e eletrônica. Ela também cria obras para dança, teatro, artes visuais e exposições, em colaboração com diversos artistas. Pianista de grande reconhecimento, também apresenta concertos frequentes com a obra de outros compositores.

Jens Hedman é um nome reconhecido na música eletroacústica sueca. Suas obras têm sido apresentadas em festivais, concertos e em rádios por todo o mundo, e foi premiada em diversas competições internacionais de música. Hedman compõe tanto para eletroacústica como para instrumentos, além de sound art, e frequentemente combina sua música com outras expressões artísticas, colaborando com escritores, artistas visuais, coreógrafos e arquitetos. Para Hedman, o conteúdo espacial da música é muito importante, e muitas de suas obras exploram espaço e movimento por meio de técnicas multicanal. Ele também participa de várias composições colaborativas com outros compositores.

Duo Sidén-Hedman

Quando: Dia 14 de abril, às 20h