EN | ES

Dramaturgo Alberto Villarreal em Curso e Oficina

Publicado em: 16/04/2013 |

“O projeto da Escola é muito particular e raro na América Latina.” Essas palavras são do escritor, diretor e dramaturgo Alberto Villarreal. De hoje (16) a 8 de maio, à noite, ele ministra o curso “Fenomenologia da Dramaturgia Contemporânea”, promovido pelo Departamento de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

 

Nascido no México, ele é membro do Sistema Nacional de Criadores de Arte do México (Fonca) e ministra o curso de Escrita Pós-Dramática na Fundanción para las Letras Mexicana. Já produziu mais de 40 encenações em 11 países, sendo que a maioria dos textos é de sua autoria.

 

“O projeto da Escola é muito particular e raro na América Latina” disse Villarreal (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

 

Para a série de encontros, ele preparou um conteúdo que irá abarcar diversas instâncias da dramaturgia. “Vamos começar com um marco histórico a partir do século 20. Nele, vamos considerar os próprios conceitos de dramaturgia e da arte contemporânea. Além disso, não apenas o texto será abortado, mas também a dramaturgia como fenômeno relacionado com o social, o filosófico e o artístico”, explicou Villarreal.

 

Outro caminho a se explorar é o oposto à preparação de um texto. “Vamos estudar também a desconstrução. O caminho inverso de um texto, para perceber suas singularidades e poéticas”, contou. 

 

Villarreal em aula com os aprendizes (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

E como pré-aquecimento às aulas noturnas, Vilarreal também ministra, junto aos aprendizes de Dramaturgia do Módulo Azul, uma oficina. “A turma é maravilhosa! Minha missão com eles é trazer um pouco de caos, de tirar o chão sob os seus pés e provocá-los ainda mais”, brincou.

 

Texto: Leandro Nunes

 

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS