Pela segunda vez, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco reúne artistas, estudiosos e espectadores em um debate sobre o fazer teatral. O encontro recebe o nome Roda de Conversa, e está marcado para ser realizado na quarta-feira (14), das 19 às 22h.
O tema desta reunião é “O Dramaturgo na Sala de Ensaio”, que conta com a participação de Ivam Cabral, Luís Alberto de Abreu, Aimar Labaki e Marici Salomão, responsável pela mediação do evento. O conteúdo das discussões que se originarem no debate será publicado na próxima edição da A[L]BERTO, a revista semestral da SP Escola de Teatro voltada exclusivamente ao teatro.
Da esquerda para a direita: Ivam Cabral, Marici Salomão, Luís Alberto de Abreu e Aimar Labaki (Arte: Rodrigo Meneghello)
Na primeira Roda de Conversa promovida pela Escola, o debate girou em torno do tema “O Ator-Criador”, e teve como participantes Ivam Cabral, Luiz Päetow, Luís Mármora e Francisco Medeiros. Os depoimentos gravados neste encontro foram utilizados em uma seção homônima da revista, na edição de estreia.
“É obrigação de uma Instituição como a nossa promover esses encontros que propõe mais que o simples diálogo: o enfrentamento, como ferramenta para a construção de novas ideias e pensamentos”, observa Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.
A Roda de Conversa é aberta ao público.
Leia o texto em que Marici Salomão, coordenadora do curso de Dramaturgia, analisa a proposta do encontro:
Hoje, são muitas as formas encontradas pelos dramaturgos para produzir seus textos teatrais; desde a criação solitária, comumente chamada de gabinete, em que, a partir de temas e motivos próprios, o autor desdobra sua visão de mundo, aos ditos processos colaborativos, em que trabalham diretamente envolvidos com o processo de constituição do espetáculo, incorporando à peça as contribuições improvisacionais dos atores, bem como as das outras instâncias criativas.
Há, também, modos de produção que requerem a atuação de um dramaturg (ou do dramaturgista, para nós). É ele quem organiza e dá sentido aos vários materiais produzidos, ao mesmo tempo em que ampara a pesquisa, contextualiza as ações ficcionais e/ou reais e exerce a função de crítico arguto dos processos de construção espetacular. Todas essas formas contribuem para ampliar o sentido que se dá à noção de dramaturgia contemporânea.
Mesmo dramaturgos que continuam produzindo seus textos em gabinete, já participam de maneira mais intensa dos processos de ensaio, ouvindo atores e diretores e afinando a versão final da peça, às vezes, até bem próximo da estreia.
Os Participantes
A mediadora, Marici Salomão, é jornalista, dramaturga e coordenadora do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro. Aperfeiçoou sua formação em dramaturgia com Luís Alberto de Abreu e Antunes Filho, enquanto coordenadora do Círculo de Dramaturgia do Centro de Pesquisa Teatral (CPT). Como jornalista, colaborou nas áreas de teatro e literatura do Caderno 2 (O Estado de S. Paulo) e da revista Bravo!.
Atualmente, é jurada do prêmio Shell de Teatro e coordenadora do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council. Dentre suas peças encenadas, estão “Atos de Violência”, “Impostura”, “Bilhete”, “O Pelicano”, “Maria Quitéria” e “Retiro dos Sonhos”, premiada no Concurso Nacional de Textos Inéditos do Sesi (1995).
Ivam Cabral, diretor executivo da Escola, é formado em Artes Cênicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Mestre em Prática Teatral pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Fundou, em 1989, juntamente com Rodolfo García Vázquez, a Companhia de Teatro Os Satyros. Como ator, participou do elenco de vários espetáculos, tendo recebido inúmeros prêmios; foi apontado por Paulo Autran como um dos mais talentosos atores de sua geração.
Como dramaturgo, escreveu dezenas de textos, tendo sido encenado em Portugal e Espanha. Em 2006, editou o livro “O Teatro de Ivam Cabral – Quatro Textos para um Teatro Veloz”, pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de São Paulo. Também escreve para cinema e televisão, onde assinou o roteiro do telefilme “A Noiva” e da minissérie “Além do Horizonte”, ambos para a TV Cultura.
O dramaturgo, roteirista e professor Luís Alberto de Abreu é autor de mais de 60 peças teatrais encenadas, como “Bella Ciao”, “A Guerra Santa”, “O Livro de Jó” e “Um Trem Chamado Desejo”. No cinema, realizou, numa parceria com Eliane Caffé, o roteiro dos filmes “Kenoma”, “Os Narradores de Javé” e “Sol do Meio-Dia”. Participou da roteirização de microsséries e novelas veiculadas pela TV Globo. É fundador da Escola Livre de Cinema, de Santo André. Organizou e coordenou o núcleo de Dramaturgia na Escola Livre de Teatro de Santo André e no Galpão Cine Horto. Dentre os prêmios recebidos, estão Molière, Mambembe, APCA, Apetesp, Panamco e Shell, e teve peças encenadas na Inglaterra, Japão, Coréia e Rússia.
Aimar Labaki é dramaturgo, diretor, tradutor, ensaista e roteirista. Autor, entre outros, de “Tudo de Novo no Front”, “A Boa”, “Vermouth”, “MotoRboy”, “Miranda e a Cidade”, “MSTesão” e “Marlene Dietrich – As Pernas do Século”. Seus textos já foram encenados por diretores como Gianni Ratto, Emílio Di Biasi, Débora Dubois, Gilberto Gawronski, Marco Antônio Rodrigues, Ivan Feijó e Roberto Alvim. Assina, também, os livros “Folha Explica José Celso Martinez Correa” e “O Teatro de Aimar Labaki”, além da telenovela “Paixões Proibidas” (RTP e Band).
Serviço
Roda de Conversa
Tema: “O Dramaturgo na Sala de Ensaio”
Quando: 14 de dezembro, das 19h às 22h
Onde: SP Escola de Teatro
Av. Rangel Pestana, 2.401 – Brás
Entrada franca
Texto: Felipe Del