EN | ES

Dos Diários para a Cena

Publicado em: 02/08/2012 |

As aulas dos Cursos Regulares e os Territórios Culturais da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco ainda não começaram, mas, neste sábado (4), a sede Brás da Instituição abre espaço, em seu Território Expandido, para a estreia de um espetáculo que permanece em cartaz durante todo o mês de agosto, com entrada franca. 

 

A montagem é “Diários”, documentário cênico do grupo Quase9 Teatro, que tem como mote o universo da escola e da educação. Partindo das memórias e documentos, como diários de classe, de cinco professores de diferentes instituições públicas de São Paulo, a trama surpreende quando revela que os atores em cena são os próprios professores falando de suas trajetórias. 

 

“Em Diários”, cinco professores revelam ao público suas histórias (Foto: Júlio Ereio – Fox Produtora)

 

Para encenar “Diários”, o grupo formado no curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recorreu ao crowdfunding (financiamento coletivo), por meio do site Catarse, plataforma de financiamento colaborativo de projetos criativos. 

 

A concepção do espetáculo é resultado da investigação realizada pelo Quase9 acerca das possibilidades de transposição de elementos pessoais e documentais para a cena e de discussões sobre temas relacionados à imagem simbólica do professor e à instituição escolar como um todo. Leonardo Costa e Deborah Andrade assinam a direção, enquanto o elenco é composto por Ana Sylvia Maris, Elisa Pegolaro, Fábio Lyra, Ge Dias e Thais Nihi. 

 

O coletivo foi criado em 2008, como um núcleo de criação artística voltado para as artes performáticas. Desde então, explora as intersecções entre as artes corporais, como o teatro e a dança, e a transferência de material pessoal e documental para a cena.  

 

Serviço

“Diários”

Quando: De 4 a 26 de agosto. Sábados, às 20h, e domingos, às 19h.

Onde: SP Escola de Teatro

Av. Rangel Pestana, 2.401 – Brás

Entrada franca

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS