Documentário sobre a vida e obra do bailarino Marcos Abranches será exibido no 3º Festival III Festival Sem Barreiras, no Parque Augusta

Publicado em: 22/09/2022 |

No próximo sábado, 24, às 18h, o Parque Augusta recebe a exibição do documentário O Artista e a Força do Pensamento, que conta a história da vida e obra do bailarino e coreógrafo Marcos Abranches. O filme é dirigido pelo premiado diretor de cinema Elder Fraga e faz parte da programação da 3ª edição do Festival Sem Barreiras, que oferece atrações culturais protagonizadas por artistas com deficiência. A programação completa do Festival pode ser conferida no site da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (AQUI).

A produção explora a rotina do artista, sua dinâmica familiar e suas performances no palco, além de apresentar trechos de suas obras como Corpo Sobre Tela, Forma de Ver, Avessos, O Grito e O Canto dos Malditos, assim como trechos de suas apresentações internacionais em Berlim, Madri, La Paz, Bogotá e Assunção.

Além da família de Marcos, grandes nomes do balé e do teatro nacional, como Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro, Sandro Borelli e Inês Bogéia participam do filme e comentam a trajetória do artista e sua história potente de superação e criatividade.

Rodolfo García Vázquez representa a SP Escola de Teatro em três universidades europeias

Segundo o diretor, o documentário reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento de Abranches. Ele oscila o corpo para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio. A falta de estética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. Investigando movimento do corpo um mundo sem angústia, sem dores, sem desespero. A ideia do documentário é mostrar que a pessoa e o artista caminham juntos e levam uma vida normal.

Marcos Abranches é coreógrafo e dançarino portador de “Coreoatetose” rara, decorrente de uma lesão cerebral. O estado patológico se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros. O artista possui inteligência normal e, utiliza como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal, sendo o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança contemporânea. É um antigo parceiro da SP Escola de Teatro, instituição em que ministra cursos de extensão e participa de residências artísticas.

Assista ao trailer do filme:

Documentário O Artista e a Força do Pensamento
Quando:24 de setembro (sábado), às 18h
Onde: Parque Augusta (Rua Augusta, 200, Consolação, São Paulo).

Ficha técnica

Roteiro e Direção: Elder Fraga | Artista: Marcos Abranches | Convidados: Gal Oppido, Sandro Borelli, Solange Borelli, Iara Biderman, Inês Bogéa, Luís Ferron, Ivam Cabral, Eliety Teixeira, Arthur Teixeira, Célio Abranches. | Direção de fotografia: Caue Angeli | Som direto: Eduardo Rodrigues | Desenho de som: Daniel Malferrari | Trilha original: UMANTO |Montagem: Caue Angeli, Tomires Ribeiro e Elder Fraga | Direção de Arte: Elder Fraga e Gabriela Wazlawick | Figurino: Gabriela Wazlawick | Animação: Jônatan Macedo |Storyboard: Daniel Fontana | Legendas Inglês: Bia Lorca | Arte Cartaz: Júlio Quinan | Fotos de arquivo do artista Marcos Abranches: Gal Oppido | Direção de Produção: Elder Fraga e Gabriela Wazlawick | Finalização: Onze e Onze Filmes e Primeiro Olho Filmes | Produção Executiva: Elder Fraga, Caue Angeli e Gabriela Wazlawick.

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024