Rodolfo García Vázquez representa a SP Escola de Teatro em três universidades europeias

Publicado em: 21/09/2022 |

Rodolfo García Vázquez Foto: Edson Lopes Jr.

O coordenador da linha de estudo de direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, Rodolfo García Vázquez, irá representar a instituição em cursos que ministrará na Europa no mês de outubro.

A convite dos programas de artes cênicas de Oslo Academy of Theatre (Noruega), Stockholm University of the Arts (Suécia) e The University of the Arts Helsinki (Finlândia), Vázquez irá lecionar dentro desses cursos universitários sobre pautas que são pilares de suas pesquisas como diretor e professor. Além disso, vai expor os dispositivos conceituais e práticos do que se constitui como o sistema pedagógico da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), utilizado na SP Escola de Teatro.

Processo Seletivo 1/2023: Confira o resultado dos pedidos de isenção ou redução da taxa de inscrição

“Em Estocolmo, nas primeiras duas semanas, darei aulas para os estudantes do programa de mestrado em atuação, sendo que o principal tema será o teatro ciborgue. Na terceira semana, será a vez de Oslo, onde vou ministrarei um curso, também na pós-graduação, mas dessa vez sobre teatro decolonial; por fim, na última semana, será a vez de Helsinque, onde leciono na graduação e na pós, novamente com as aulas voltadas para os procedimentos do teatro decolonial”, afirma o encenador e pedagogo.

O convite confirma, mais uma vez, o sucesso das ações internacionais da Escola no exterior. Desde 2020, Vázquez integra o núcleo de coordenadores do programa Alexandria Nova, que envolve sete universidades europeias, onde já ministrou aulas e seminários, de forma tanto online quanto in loco, e por meio da qual publicou o artigo “The Decolonial Directing Approach” para o livro “For Direction : Rethinking Theatre Directing Practices and Pedagogies In The 21st Century”.

A enorme repercussão que esses trabalhos causaram levou as universidades de Oslo, Estocolmo e Helsinque, que também fazem parte do Alexandria Nova, a convidarem Rodolfo García Vázquez para partilhar dos processos artísticos e pedagógicos aos quais está envolvido na SP Escola de Teatro, na MT Escola de Teatro e na Cia. de Teatro Os Satyros.

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024