Discurso x Realidade

Publicado em: 25/11/2011 |

(Arte: Rodrigo Meneghello)

Você acha que existe justiça? A partir dessa provocação, um grupo de aprendizes do Módulo Vermelho da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco produziu seu exercício cênico, que será apresentado ao público hoje (25).

A proposta dos aprendizes se baseia em três poderes: a religião, o capital e o Estado. As cenas representam os casos de suplícios públicos, que vão desde Cristo até os mitos que regem boa parte do pensamento humano. A diretora do grupo, Juliana Caldas, explica que o objetivo é trabalhar em cima dos princípios de ética e moralidade, para, então, contrapor com a realidade.

“Andamos pelo centro de São Paulo e paramos para observar as péssimas condições em que as pessoas vivem. Diante desse quadro, nos perguntamos: o que é certo e o que é errado?” Para mostrar a verdadeira ideia do que o grupo quer transmitir, os aprendizes fazem um convite ao público para que os acompanhe em um percurso performativo, que vai do prédio da Bovespa até a Praça da Sé.

“Convidamos os espectadores-passantes a atravessarem o véu da realidade e imaginarem os corpos (culturais, históricos, geológicos) supliciados que habitam essas passagens subterrâneas.” Devido à locomoção e pela apresentação ocorrer no período noturno, a iluminação tem o papel único de clarear o espaço cênico.

Interferências sonoras poderão ser observadas, efetivamente, na cena em que um homem tem seu corpo revestido por aparelhos de mp3, os quais reproduzem discursos sem que o ator precise falar. Grande parte da apresentação é realizada por “figuras cênicas que não se movimentam, deixando que todos os outros elementos falem por si”, finaliza Juliana.

Clique aqui e saiba os horários e locais que este e o grupo “Godspell” vão se apresentar.

Atuação e Humor: Andréa Martins, Danila Gonçalves e Sérgio Ponti

Cenografia e Figurino: Angélica Andrade e Daíse das Neves

Direção: Rafaela Fernandes, Juliana Caldas e Leonardo Mussi

Dramaturgia: Denilson Oliveira e Tadeu Renato