Direção e Interpretação em Sincronia

Publicado em: 03/04/2013 |

Mais de 65 pessoas lotaram uma sala da Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco na noite da segunda-feira (1º), para dois cursos de Extensão Cultural que se uniram em prol de um projeto em comum: “Direção”, orientado por Marcia Abujamra, e “Interpretação”, com Luah Guimarãez.

Neste primeiro dia de aula, os participantes foram introduzidos à proposta dos cursos, que, segundo as orientadoras, é “investigar a relação que se estabelece entre diretor-ator durante o processo de construção de um espetáculo”, provocando “uma relação dinâmica entre esses dois polos criativos essenciais para a encenação de um texto”.

Marcia e Luah comandam primeira aula dos cursos “Direção” e “Interpretação” (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Para tanto, serão trabalhados dois textos de autores contemporâneos: “A Refeição”, do brasileiro Newton Moreno, e “Carícias”, do espanhol Sergi Belbel. A partir dessas obras, participantes de cada curso desenvolverão suas propostas cênicas, de maneira independente, e ao mesmo tempo integrada – os atores do curso de Interpretação serão dirigidos pelos diretores do curso de Direção e, no outro sentido, os mesmos diretores verão suas propostas iniciais de encenação sendo transformadas pelas propostas dos atores.

“Este curso propõe que jovens diretores e artistas interessados explorem diferentes possibilidades de encenar um texto teatral”, comenta Marcia, enquanto Luah explica: “Os encontros começam com uma hora de aula prática, quando serão desenvolvidos alguns elementos do treinamento em Viewpoints. Também serão abordados alguns temas do Sistema Stanislavski”.

Dyl Pires, que faz parte da turma de “Interpretação”, é ator e elogia o trabalho da orientadora: “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Tenho grande admiração pelo trabalho da Luah. Ela deve ter acumulado bastante experiência ao longo da carreira para transmitir como educadora”.

Já diretora Aline Grisa, participante do outro curso, ingressou com o objetivo de “aprender mais sobre a área, ter possibilidade de trocas e experiências, sobretudo de descobrir novas ferramentas”. As aulas dos cursos vão até 9 de maio e são realizadas às segundas, terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.

Texto: Felipe Del

Uncategorised | 16/ 04/ 2024