Diones Camargo fala sobre dramaturgia

Publicado em: 10/07/2013 |

O dramaturgo e escritor Diones Camargo é o convidado do bate-papo online que a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promove nesta quinta-feira (11), às 16h, aqui no portal, com o tema central “A criação de uma dramaturgia autoral a partir de influências múltiplas presentes em ‘Hotel Fuck’ e outras peças”.

Bate-papo online: Diones Camargo e dramaturgia autoral (Foto: Divulgação)

Na conversa virtual, o participante responderá a questões relacionadas à construção de um texto para teatro, que parte de processos distintos e se vale de estímulos diversos, desde o trabalho com atores em sala de ensaio à ocupação de espaços não convencionais. Para tanto, toma como base uma de suas peças, “Hotel Fuck – num dia quente a maionese pode te matar”.

Sobre o convidado
Um dos representantes da nova safra de autores gaúchos, Camargo é autor de mais de dez peças. Sua primeira, “Andy/Edie” (2005), recebeu o Prêmio Funarte de Dramaturgia e foi indicada ao Prêmio Açorianos de Teatro 2006 na categoria Melhor Dramaturgia.

Em 2008, estreou o monólogo “Parque de diversões”, o qual também co-dirigiu. Em 2009, levou aos palcos “Teresa e o aquário”, espetáculo criado em parceria com a Cia. Espaço em Branco. A montagem recebeu quatro indicações ao Prêmio Açorianos de Teatro 2009.

Em 2010, escreveu as peças “9 mentiras sobre a verdade”, monólogo vencedor do Prêmio Açorianos de Teatro 2010 na categoria Melhor Atriz (Vanise Carneiro) e indicado na categoria Melhor Dramaturgia, e “Hotel Fuck – num dia quente a maionese pode te matar”, sob direção de Jezebel De Carli, espetáculo vencedor do Prêmio Braskem 2011 na categoria Melhor Ator e indicada a dez Prêmios Açorianos de Teatro 2011, incluindo Melhor Espetáculo e Melhor Dramaturgia.

Também trabalhou como dramaturgista em várias montagens. Paralelamente às atividades de escrita, Camargo participa de diversos projetos nas funções de pesquisador e educador, ministrando regularmente a oficina “Dramaturgia líquida – assimilação de influências no texto teatral”. Participa, ainda, de debates, palestras e mesas-redondas a respeito do tema da escrita para teatro, além de, eventualmente, trabalhar como consultor de peças de outros autores.

Bate-Papo Online: Diones Camargo

Tema: “A criação de uma dramaturgia autoral a partir de influências múltiplas presentes em ‘Hotel fuck’ e outras peças”

Quando: Quinta-feira (11), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat