Dione Carlos, artista egressa de dramaturgia da SP, lança livro com coletânea de peças contemporâneas

Publicado em: 06/07/2022 |

Na próxima quinta-feira, 7, às 19h, no Sesc Pinheiros, Dione Carlos, que é dramaturga, roteirista, atriz, curadora, artista egressa da SP e um dos nomes mais relevantes do teatro contemporâneo brasileiro, lançará o livro Palavra Viva: Dramaturgias de Dione Carlos. O lançamento, que terá a presença de Leda Maria Martins, Valmir Santos e Rodrigo Jerônimo, encerrará o evento Brasis Territórios Dissonantes, que contará com uma programação de peso com nomes como Bia Ferreira, Coletivo Há-Manas e Jeferson Tenório. Os ingressos para o evento podem ser adquiridos neste link.

Giba Freitas, Marisa Silva e Thiago Dias, artistas egressos SP, estrelam no espetáculo A Pensão Misteriosa, que será apresentado em dez bibliotecas paulistas

Publicado pelo Laboratório Editorial Aquilombô, a obra é uma coletânea que conta com as seguintes peças: Oríkì, Mamute, Revoltaя e Caim. Além disso, Palavra Viva traz dois prefácios/ensaios escritos por Leda Maria Martins e Valmir Santos, ambos os textos apresentam e ajudam o leitor a mergulhar nas dramaturgias de Dione Carlos dando uma perspectiva crítica e teórica para a obra.

Leda Maria Martins, em seu prefácio, afirma que: “Dramaturgias oferece à nossa fruição um conjunto de peças nas quais se destacam algumas das mais acentuadas qualidades que marcam a produção cênica de Dione Carlos”. Já Valmir Santos nos indica que, em Palavra viva, “é possível apreender movimentos tectônicos da sociedade que se arraigou no patriarcalismo. Autocuidado para a saúde mental e física. A condição da mulher e do povo negro é particularmente vetorial nas narrativas. Mitologias africana e bíblica surgem redimensionadas à luz ou, melhor, à escuridão de injustiças à flor da pele”.

É HOJE! Estudantes do curso técnico em teatro da SP apresentam a Mostra de Experimentos do 1º semestre de 2022

Marcos Fábio de Faria, editor e curador do Laboratório Editorial Aquilombô, comenta que “publicar Dione Carlos é um movimento de extrema importância para o teatro negro brasileiro, pois, sem dúvida, estamos falando dos textos mais significativos da literatura dramática contemporânea brasileira”. Para Rodrigo Jerônimo, idealizador do Aquilombô, ressalta que “essa é quarta publicação do laboratório e, assim como as anteriores, nossa curadoria zelou por seguir uma linha editorial que tem nos alegrado muito, publicando autoras negras relevantes para o cenário nacional”.  Cristiane Sobral, Cidinha da Silva e Rosane Borges foram outras artistas já publicadas pelo Aquilombô.

Dione Carlos

Dione Carlos é atriz, dramaturga, roteirista e arte-educadora, formada na primeira turma do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro. Cursou Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo. Atuou como atriz por dois anos na Cia do ator Renato Borghi. É responsável por cerca de quinze textos encenados por diversos grupos: Cia do Pássaro, Cia do Caminho Velho, Cia Livre, Coletivo Legítima Defesa, Cia Capulanas de Arte Negra, dentre outras. Autora do livro Dramaturgias do Front pela editora Primata, integra também as seguintes coletâneas: Dramaturgia Negra, da Funarte; Negras Insurgências, da editora.

Dione Carlos atua como orientadora artística do Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Teatro de Santo André – ELT. É ainda responsável por diversas curadorias de festivais nacionais e internacionais. Representou o Brasil no Dia Internacional da Língua Portuguesa, em 2019, tendo palestrado no Museu da Acrópole, em Atenas, Grécia. Trabalha em parceria com diferentes companhias e atualmente atua como orientadora do Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Teatro de Santo André. A peça IALODÊS foi publicada pela Edições Funarte na antologia Dramaturgias Negras (2019).

Em entrevista conta que escrever é um processo difícil, mas que deu voz a seu eu interior. Oriunda de uma família de artistas que não conseguiram viver de sua arte, hoje sente orgulho do seu trabalho e da criação de suas produções. Descreve também a importância do negro no teatro e principalmente quando o negro sente que possui o poder da criação em suas mãos.

Em suas obras se faz uma artista por completa, canta, interpreta e encanta com seus lindos textos. É possível observar que a todo tempo a ancestralidade é envolta em seus trabalhos e existe uma busca incansável para colocar o negro como protagonista de sua própria história.

Lançamento do livro Palavra Viva – Dramaturgias de Dione Carlos
Com Leda Maria Martins, Valmir Santos e Rodrigo Jeronimo
Data: 7 de julho, às 19h
Local: Teatro Paulo Autran – Sesc Pinheiros