Dina Sfat por
Antonio Gilberto

Publicado em: 21/06/2012 |

Especial para o portal da SP Escola de Teatro

Falar de Dina Sfat é falar de uma atriz fantástica, que colocava o seu ofício acima de tudo, pela seriedade e dedicação com as quais se entregava a todos os trabalhos que realizou como atriz no teatro, no cinema e na TV.

Tive o privilégio de estrear, profissionalmente, como assistente de direção de Domingos de Oliveira, na Sfat Empreendimentos Culturais e Artísticos Ltda., produtora de Dina Sfat. “Irresistível Aventura” (o espetáculo reunia peças curtas de García Lorca, Artur de Azevedo, Tennessee Williams e Tchecov). Depois da temporada no Rio, em 1984, excursionamos por quase todas as capitais do Brasil.

A atriz Dina Sfat, por Antonio Gilberto: “Acho que o grande legado de Dina Sfat para a cultura brasileira foi a sua determinação”

Naquele período, realizei a produção executiva da excursão, a convite de Dina, que mais uma vez apostou no meu trabalho. Infelizmente, esse espetáculo foi o último de Dina como atriz no teatro. Convivi com ela praticamente cinco anos, quando nos tornamos grandes amigos.

Acho que o grande legado de Dina Sfat para a cultura brasileira foi a sua determinação, sua postura como atriz, sempre em busca da verdade, postura essa que norteou sempre seu trabalho e sua atuação como mulher, cidadã consciente, envolvida nas questões sociais e políticas do nosso País. Guerreira! Verdadeira! Sempre em busca da realidade, embora sua matéria-prima de trabalho fosse a fantasia!

Em sua homenagem, realizei uma exposição iconográfica de todos os seus trabalhos no teatro, no cinema e na TV e uma fotobiografia, publicada pela Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial. Foi uma tentativa de registrar para o público que a conheceu, e para as novas gerações, a importância da sua trajetória para a cultura do nosso País.

Veja os verbetes de Antonio Gilberto e Dina Sfat na Teatropédia

Uncategorised | 16/ 04/ 2024