Denizart Fazio, artista docente da SP Escola de Teatro, apresenta vídeo-aula de introdução à dramaturgia. Confira!

Publicado em: 16/12/2022 |

Denizart Fazio

Denizart Fazio, artista docente de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, contemplado pelo ProAC Expresso Direto 39/2021, apresenta uma aula de introdução à dramaturgia, partindo da ideia de bloco sensível, em Jacques Rancière e dialogando com reflexões de Renata Pallottini, David Ball e Anne Bogart, para pensar do que trata o trabalho dramatúrgico, seus elementos centrais, suas formas e seus modos de fazer.

O professor intitula sua aula de Tecer arranjos sensíveis: uma introdução à dramaturgia, porque para ele de alguma forma esse nome representa uma parte importante do que pensa sobre escrever textos teatrais.

Carô Calsone, estudante de dramaturgia da SP Escola de Teatro, ministra oficina gratuita sobre vivências na cena das mulheres

A aula é destinada tanto para quem quer começar a se aventurar na escrita dramatúrgica quanto para quem já tem uma certa afinidade com esse gênero textual. A reflexão propõe exprimir elementos para se pensar sobre a própria prática de escrita.

Para apresentar a temática, Fazio primeiro justifica a ideia das três palavras contidas no título para depois relacioná-la com as referências de sua aula. Ele faz uma aproximação da construção de um texto com o entrelaçamento de fios e a partir desse pensamento, faz uma analogia com um arranjo de flores, para dizer que o trabalho dramatúrgico é um certo entrelaçamento de elementos distintos que formam um conjunto. Ao finalizar seu ponto de vista, ele diz que o teatro pode ser entendido como um lugar, um espaço ou um momento, em que se cria coisas sensíveis que podem afetar o outro.

Confira a aula na íntegra:

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024