Cursos da Extensão Cultural que aconteceram nesta semana movimentam a SP Escola de Teatro

Publicado em: 20/10/2022 |

A Extensão Cultural da SP Escola de Teatro oferece, todos os meses, diferentes cursos com temáticas que abrangem várias áreas artísticas: dança, circo, performance, canto, moda, entre outros. Nas duas sedes da instituição, 5 deles têm feito sucesso entre o público: Voz – O corpo que canta; Pernas de Saracura – estudo sobre perna de pau; Técnicas, truques e aprofundamentos para Manipulação e criação do bambolê; Iniciação às Artes Circenses e Corpo, Palavra e Espaço.

As aulas, que já vêm acontecendo nas últimas semanas, trazem muito entusiasmo aos estudantes e os aprendizados propostos pelos formadores têm feito muito sucesso, repercutindo em energias boas a todos, tanto no prédio da Roosevelt, quanto no prédio histórico do Brás.

O setor oferece aos artistas interessados cursos gratuitos de curta duração, além de formação técnica, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos teatrais, ao fazer a ponte entre os estudantes e os criadores e pensadores de notório conhecimento de várias áreas artísticas.

Com esta área específica, a SP Escola de Teatro tem uma finalidade de suprir as demandas em formação e qualificação profissional com conteúdos complementares que vão além do curso técnico.

Últimos dias para se inscrever no curso gratuito Eutonia: Consciência Corporal para Artistas

Conheça alguns dos nossos cursos de Extensão Cultural:

Voz – o corpo que canta, ministrado por Gui Leal, se propõe a desmistificar e pesquisar os processos do canto com aulas teórico-práticas e busca não resolver todos os problemas relacionados à construção da voz, mas mostrar que existem ferramentas palpáveis na empreitada em direção à identidade vocal, pautadas nas vivências pessoais que servem de motor e base para expressão da voz cantada.

Pernas de Saracura – estudo sobre perna de pau, ministrado por Guilherme Awazu, difunde os saberes com as pernas de pau para aumentar e potencializar a técnica e criações nessa modalidade circense. Diante da pluralidade de movimentos e o “reaprender a andar”, os estudantes têm a chance de revisitar e re-entender o significado do erro, gerando novas possibilidades psico sócio afetivas em um olhar psicomotor.

Técnicas, truques e aprofundamentos para Manipulação e criação do bambolê, ministrado por Pipa Luke, aborda a prática do bambolê como um auxílio na diminuição da ansiedade, relaxamento, equilíbrio mental e concentração. Promove ainda o desenvolvimento da criatividade pessoal de cada indivíduo e a consciência corporal, trabalhando a coordenação motora, mobilidade das articulações e do corpo como um todo.

Iniciação às Artes Circenses, ministrado pela Cia. Fundo Mundo, além de cumprir um papel social de transmissão da arte circense, permite com que novas pessoas se desenvolvam e tenham contato com o Circo, gerando oportunidades de conhecimento cultural, de desenvolvimento pessoal e de criatividade. O curso é dividido em três blocos: Malabares e Manipulação de objetos; Acrobacias Aéreas; e Flexibilidade e Fundamentos de Contorção.

Corpo, Palavra e Espaço, ministrado por Carmen Jorge, aprofunda pontos fundamentais para um artista criador estar em cena. No eixo do Corpo, trabalha a consciência corporal através da percepção dos ossos, músculos e espaços articulares. No eixo Espaço exercita a preparação cênica por meio de jogos do olhar e da atenção, conexão, improvisos, ocupação do corpo no espaço. No eixo da Palavra cria, verifica e pratica a qualidade e intensidade de emissão em relação a textos autobiográficos, com suporte do corpo, do espaço e do coletivo. O curso possibilita não só o conhecimento individual, mas também a interação e criação com o outro.

Confira algumas imagens desses cursos que aconteceram nesta semana nas duas sedes da SP:

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões

Notícias | 02/ 05/ 2024

Peça “Eu não vou fazer Greta Garbo” estreia em 24 de maio na SP Escola de Teatro