Curso gratuito e presencial | Eutonia: Consciência Corporal para Artistas

Publicado em: 03/10/2022 |

Gerda Alexander (1908-1994) em seu livro ‘Eutonia: um caminho para a percepção corporal’ define a eutonia como sendo “uma busca, adaptada ao mundo ocidental, para ajudar o homem do nosso tempo a alcançar a consciência mais profunda de sua realidade corporal e espiritual, como uma verdadeira unidade” e que “essa descoberta de si mesmo sem se retirar do mundo, mas ampliando sua consciência cotidiana, permitindo-lhe liberar suas forças criadoras” (pg. 9), possibilita um melhor ajustamento a toda situação da vida e permite o enriquecimento da personalidade e poder criativo do indivíduo. O desenvolvimento da capacidade em reconhecer e regular o próprio tônus é imprescindível para o trabalho de todo artista, pois na arte o tônus é a essência da expressão, adapta-se o tônus ao que se quer comunicar.

Quando: 31 de outubro de 2022 até 10 de dezembro de 2022
Aulas presenciais dias 31/10, 04, 07, 10, 18, 21, 25/11, 01, 08/12 (das 19:30 às 22:30)
Sábados presenciais: 03 e 10/12 (das 15h às 19h)
Aulas online: 03, 11, 17, 24/11 (das 19:30 às 22:30) e dias 02, 09/12 (das 19:30 às 21:30).
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

Objetivo: O curso busca instrumentalizar os alunos a entrarem em contato consciente com sua realidade corporal interna e externa em relação ao movimento e integrar esses espaços com o ambiente e as outras pessoas com o objetivo de desenvolver a sua totalidade respeitando a totalidade e a liberdade dos outros. Essa tomada de consciência por parte do aluno/artista vem a contribuir para um processo criativo mais livre e original.

Orientador: Luiz Renato Ferreira

Luiz Renato Ferreira é eutonista formado pelo Instituto Brasileiro de Eutonia em São Paulo em 2018 e Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina em 2005, realizou trabalhos como ator e preparador corporal para grupos de teatro em Londrina/PR e na Bélgica, atualmente dá aulas e ministra workshops de Eutonia como método facilitador do desenvolvimento da presença no corpo.

Público: Alunos de teatro e arte em geral, artistas de circo, bailarinos, atores, músicos, escritores e artistas visuais. A partir de 18 anos de idade.

Seleção:
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 40 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 03 de outubro a 24 de outubro de 2022
Aprovados: 26 de outubro de 2022
Matrícula online: 27 e 28 de outubro de 2022

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 31 de outubro até 10 de dezembro de 2022

Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Seleção:

Cronograma das inscrições
Inscrições: 03 de outubro a 24 de outubro de 2022
Aprovados: 26 de outubro de 2022
Matrícula online: 27 e 28 de outubro de 2022

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Observação
Faça download do Regimento do estudante