Curso online com Cida Almeida: ‘A pedagogia das máscaras’

Publicado em: 19/11/2013

O bate-papo online promovido nesta quinta-feira (21), às 16h, pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco dá continuidade ao SP Online, programa de ensino a distância da Escola, que visa ampliar a construção e veiculação de conhecimentos de alta relevância para a cena teatral contemporânea, por meio de atividades online.

 

Na conversa virtual, a atriz e diretora Cida Almeida vai bater um papo com os internautas acerca do tema “A pedagogia das máscaras”. Para assistir à aula de Cida sobre o assunto e formular suas perguntas, acesse nosso canal do Youtube. Depois, envie suas dúvidas para cursosonline@spescoladeteatro.org.br.

 

 

O ensino a distância lançado neste semestre pela SP Escola de Teatro consiste na publicação de vídeos com conteúdo artístico e didático, produzidos pela própria Escola e voltados a quem procura pelas primeiras informações sobre artes cênicas, abrangendo as áreas de direção, atuação, dramaturgia, cenografia, sonoplastia, entre outras.

 

Sinopse do curso

“A pedagogia das máscaras”, com Cida Almeida

O curso compartilha algumas das ideias sobre o trabalho de Cida com as máscaras para a formação do ator. Propõe uma trajetória em busca de uma identidade atoral a partir da Pedagogia de Jacques Lecoq, os questionamentos e caminhos de Dario Fo e a nossa própria cultura popular. A ética e uma escolha estética são pontos importantes dentro da discussão acerca desta formação. Nessa videoaula, o diálogo entre ela e Sofia Papo, presença constante em seu trabalho, transparece como elo de fundamento para a criação de uma prática metodológica.

 

A participante

Cida Almeida

Atriz e diretora, formada pela Escola de Artes Dramáticas – ECA/USP no ano de 1985. Produtora cultural e artista pesquisadora da cultura popular brasileira e sua importância na formação de uma pedagogia para o intérprete cômico e popular. Especialista no treinamento e preparação de atores através das máscaras teatrais, com ênfase na linguagem do clown, circo, conscientização e preparação corporal.

 

No período de 1985 a 1997, integrou a Cia. São Paulo Brasil de Teatro, onde produziu e atuou nos espetáculos “Mácaras”, “Domuns Capta”, “Zocorro” e “Medéia, o dramatículo”. Em 2001, abre o CLÃ Estúdio, espaço voltado para a experimentação e treinamento de artistas e interessados na linguagem do circo e teatro. Também dirigiu as peças “Sirila Griô” e “Sonho de uma noite de verão” e atuou em “Bisbiglio”.

 

Atualmente é coordenadora da Oficina Cultural Amácio Mazzaropi e coordena grupo de estudos voltado para a investigação da linguagem cômica.

 

Serviço

Bate-papo online com Cida Almeida

Tema: “A pedagogia das máscaras” 

Quando: Quinta-feira (21), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat 

Grátis

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Uncategorised | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Uncategorised | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS