Curso grátis do Theatro Municipal ensina tudo sobre óperas

Publicado em: 24/07/2020 |

Um curso gratuito digital oferecido pelo Theatro Municipal de São Paulo em seu canal no YouTube ensina os principais aspectos da ópera.

O curso Iniciação à Ópera, com a musicóloga Ligiana Costa, promete mostrar o surgimento do gênero, como funcionam suas tramas e quais as formas musicais que sustentam este estilo, entre outras coisas.

Com doutorado pelas Universidades de Tours (França) e Milão (Itália), a apresentadora do podcast do Municipal, principal casa de ópera no Brasil, conduz um curso livre de introdução ao gênero mais longevo do teatro musical do ocidente pensado para todos os públicos.

Gravado pela própria apresentadora, de sua casa, agora o conteúdo estará disponível na internet e de forma gratuita, sem necessidade de cadastro. Basta acessar o YouTube do Theatro Municipal e assistir quando e onde quiser.

O curso é dividido em três módulos e ao todo serão seis aulas, oferecidas às quartas-feiras, às 19h. Uma por semana. Cada episódio tem duração de até 30 minutos. Do surgimento da ópera, passando pela dramaturgia chegando até as vozes. “Façam seus cafezinhos e liguem o som”, diz Ligiana Costa.

Veja a primeira aula:

CULTURA EM CASA

Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.

O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).

#culturaemcasa #teatroemcasa

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024