Publicado em: 31/05/2023 | por: Beatriz Ennes

Fotografia colorida da turma do curso de Humor da SP com Soraya Saide e Claudio Carneiro

Curso de Humor da SP Escola de Teatro recebe o palhaço Claudio Carneiro como artista convidado | Foto: Comunicação/ADAAP

No dia 19 de maio, o curso de Humor da SP Escola de Teatro recebeu o palhaço Claudio Carneiro como artista convidado para ministrar a aula “Criação na Comédia”, na sede Roosevelt, para a turma do período da tarde.

Além do artista, também estavam presentes Raul Barretto, o coordenador desta linha de estudo, e Soraya Saide, a artista docente convidada deste primeiro semestre de 2023. A aula foi dividida em duas partes, sendo a primeira composta por uma exposição e conversa sobre o assunto proposto e a segunda constituída por exercícios práticos.

O objetivo da formação foi estabelecer uma atmosfera de criação para si mesmo, em como se tornar autor e estar criando o tempo inteiro. Nos exercícios práticos, os estudantes tiveram que formular individualmente algumas sequências de movimentos, as quais, posteriormente, fizeram parte da encenação de cenas montadas por pequenos grupos.

“A aula foi incrível e senti que os estudantes gostaram e se inspiraram. O que eu tento trabalhar nas minhas aulas é inspiração para criação, que é um assunto que me move muito. Um ponto que a gente conversou bastante foi que, além de trabalhar o estado do palhaço, é muito importante, para mim, os jovens artistas, os jovens cômicos, se acostumarem a criar, virarem autores de si mesmo e, para isso, eles precisam se provocar muito. Tentei inspirar os estudantes a escreverem e criarem todos os dias”, relata Claudio Carneiro.

Claudio Carneiro é palhaço e ator conhecido por várias colaborações com o Cirque du Soleil. Entre eles estão “Varekai”, “Love”, “Banana Shpeel” e “Joyà”. Trabalhou também na criação e execução de “Le Rêve” de Franco Dragone (Bélgica e EUA). Outras grandes parcerias que se destacam incluem a Cia. La Mínima, Parlapatões Patifes e Paspalhões, Doutores da Alegria e Le Chiche Capon (França). Também trabalhou no prestigiado filme “O Bicho de Sete Cabeças” de Laís Bodanzky e em produções televisivas como SNL Brasil, Solstrom (Canadá) e outras.

+ Monólogo “ELA”, de Dioniso Neto, estreia na SP Escola de Teatro com atuação de Jeyne Stakflett

Confira a galeria de fotos:

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024