A relação simbiótica e construtiva entre teatro e o seu entorno é tema do curso de extensão “Teatro e Cidade: uma abordagem a partir das representações sociais”, com o professor, encenador e pesquisador José Simões de Almeida Junior. As aulas, gratuitas, acontecem na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, de 7 de agosto a 5 de outubro, às segundas e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30.
O curso propõe uma reflexão crítica sobre o espaço teatral na cidade de São Paulo, pelo viés da teoria das representações sociais, a partir dos pensamentos de Serge Moscovici, Durkheim e Milton Santos. Nos encontros, José Simões – que é especializa em pedagogia teatral, espaço e cidade – parte da hipótese de que o teatro é uma espécie de mídia definidora do processo teatral que resulta de representações sociais.
A inscrições para o curso podem ser feitas no site da SP Escola de Teatro, até 30 de julho. As aulas são destinadas a pessoas maiores de 18 anos, artistas, estudantes das Artes Cênicas e profissionais interessados na relação espaço e cidade.