Curso Dança Além dos Muros promove mostra performática gratuita na Sede Roosevelt da SP!

Publicado em: 18/03/2022 |

Nesta sexta-feira, 18/03, às 20h, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, acontecerá uma performance de dança especial em comemoração à finalização do curso de extensão Dança Além dos Muros, ministrado por Rodrigo Alcântara, artista egresso de cenografia e figurino da instituição.

Andrews Nascimento, estudante da SP, assina o roteiro e direção de curta-metragem Meu Querido Tio Tony, exibido em Mostra no SBC

“É com muito prazer que os estudantes convidam à todas, todes e todos para essa mostra gratuita que marca e celebra o encerramento da oficina! Para participar basta entrar em contato com @rodrigo_alcantara_art ou com a @ellen_vitalino. o evento é presencial, mas também contará com transmissão ao vivo”, avisa o professor.

O curso, que ofereceu aulas duas vezes na semana por 1 mês, nasceu com o objetivo de verter as barreiras da expressão em objeto de estudo. O desafio tomou ponto de partida as correlações entre tempo, espaço e corpo, guiando os participantes numa jornada de autoconhecimento e libertação, e trazendo à tona movimentos e expressões muitas vezes desconhecidos ou nunca antes acessados.

Festival de Teatro de Curitiba abre postos de trabalho temporário para técnicos de som e iluminação; confira!

“Todo corpo é capaz de dançar e de se expressar no seu próprio tempo/espaço e na sua especificidade singular. Foi com esse pensamento e ideologia que iniciamos o curso – Dança Além dos Muros – com participantes tão entregues e plurais. ” comenta Alcântara.

Emocionado com o afeto dos estudantes, sempre muito presentes e entregues em aula, Rodrigo afirma que cada encontro foi marcado por atravessamentos que permitiram ao grupo conhecer, mergulhar, estremecer, silenciar e expressar “Danças Furiosas”, partindo da metodologia da “Dança da Indignação”, da Cia Sansacroma, enquanto linguagem.

“Experimentamos o corpo, traçamos poemas, exploramos camadas da rua, conhecemos o território da SP, assistimos espetáculos extraordinários e trocamos afetos. Mais que tudo, o curso foi vivo. Com suas próprias movimentações, despertamentos e conexões.” Completa.

Rodrigo Alcântara é bailarino formado em Ballet Clássico e Dança Contemporânea pelo Projeto Núcleo Luz do Programa Fábricas de Cultura – sob coordenação geral de Susana Yamauchi – e pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo, Escola de Dança de São Paulo, no curso de “Dança para Rapazes” e “Projeto Dançar”. É bacharel em Design de Interiores pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e estudante egresso da SP Escola de Teatro do curso de Cenografia e Figurino, com J.C Serroni e Tellumi Helen. Traz consigo práticas pedagógicas comprometidas com a ancestralidade inclusiva e que partem do lugar da “escuta”.

Mostra de finalização do curso Dança Além dos Muros

Quando: 18/03 às 20h00
Onde: SP Escola de Teatro, praça Roosevelt
Transmissão ao vivo pelo Youtube da SP Escola de Teatro

Obrigatório o uso de máscaras e apresentação do passaporte vacinal.

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais