Cortejo Bloomsday

Publicado em: 12/07/2013 |

Dia 16 de junho é feriado na Irlanda. A data comemorativa foi criada em homenagem ao livro “Ulysses”, de James Joyce – um dos maiores clássicos da literatura do século 20 – e passou a se chamar “Bloomsday”, ou “o dia de Bloom”, em referência ao protagonista do romance, Leopold Bloom.

Em “Ulysses”, Joyce faz uma espécie de releitura satírica da “Odisseia” de Homero. Na trama criada pelo grego, a ação ocorre durante 10 anos, enquanto na do irlandês, que se passa em Dublin, desenrola-se em apenas um dia do ano de 1904.

Em homenagem à data especial, um grupo de aprendizes e ex-aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco criou o “Cortejo Bloomsday”, uma intervenção que foi apresentada no Festival da Mantiqueira, na véspera da ocasião. Agora, a encenação chega à Praça Roosevelt, onde será apresentada hoje (12), às 19h30, como parte dos eventos de encerramento do semestre letivo da Escola.

Apresentação do Cortejo no Festival da Mantiqueira (Foto: Divulgação)

Com orientação de Lili Monteiro, artista convidada da Instituição, a intervenção tem direção de Pablo Calazans, que concluiu os quatro módulos do curso de Direção da Instituição. A dramaturgia é da também ex-aprendiz Cristiane Gomes. No elenco, Asnésio Bosnic, Alexandre Zampieri, Fernando Vasques, Gabriel Augusto, Gigi Bifulco, Jô Freitas, Juliana Spadot, Marcus Mazieri e Rodrigo Mazzoni – todos aprendizes do curso de Humor.

“Nossa leitura para o protagonista, Leopoldo Bloom, é que, sendo ele um homem comum, vive um dia incomum, regado de alucinações, bebedeiras, fantasias e a traição de sua mulher, Molly Bloom. Bloom poderia ser qualquer um de nós – ‘exteriormente, um homem comum; interiormente, um turbilhão de sentimentos calados’”, diz Calazans.

A atividade acontecerá ao mesmo tempo em que o curso de Direção apresentará ao público o resultado do trabalho de leituras de textos contemporâneos desenvolvidas em sala de aula.

Intervenção: “Bloomsday”
Quando: Hoje (12), às 19h30
Onde: Praça Roosevelt – Consolação
Grátis