EN | ES

Convergência de Linguagens no Teatro

Publicado em: 21/05/2013 |

Veronica Veloso, Tonio Carvalho, Roberto Duarte e Ingrid Koudela estiveram reunidos, no último sábado (18), pelo terceiro e último debate acerca do tema “Linguagens da Arte”, na quarta mesa do Colóquio “O que É Pedagogia do Teatro?”, evento promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, em sua Sede Roosevelt.

 

Durante a conversa, que teve mediação da curadora do Cóloquio, Ingrid Koudela, os convidados deram continuidade e concluíram a discussão que teve como mote refletir sobre a relação do teatro com as demais linguagens artísticas. 

 

Tonio Carvalho, Veronica Veloso, Ingrid Koudela e Roberto Duarte (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

 

Sendo assim, Veronica, que é Mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP, deu sua visão sobre a perspectiva da pedagogia teatral, lançando uma série de provocações sobre o papel da escola.

 

Já Tonio Carvalho compartilhou um pouco de sua experiência transitando entre literatura, teatro e televisão. Diretor da Oficina e Usina de Atores da Rede Globo, ele falou sobre a formação adotada na emissora, revelando que ali também é exigido um repertório que vai além da parte técnica.

 

Maestro com experiência internacional como regente, professor e autor de livros sobre Villa-Lobos, Roberto Duarte adentrou o universo da ópera, focando na importância do texto dentro desse gênero.

 

“Essa série de três conversas tinham a proposta de refletir sobre a pergunta: ‘Que formação é essa que o artista de teatro deve ter?’, partindo do pressuposto de que ele precisa ter uma formação ampla, que não fique restrita apenas ao teatro”, diz Joaquim Gama, coordenador pedagógico da Instituição.

 

O próximo encontro do Colóquio acontece no dia 28 de maio, das 19h às 21h, com a mesa “Pedagogia do Teatro + ou – Teatro”. O convidado desta edição será Florian Vassen, da Universidade de Hannover/Alemanha.

 

Florian Vassen

Estudou Alemão, Francês, Filosofia e História nas universidades de Frankfurt e Marburg, na Alemanha, e em Aix-en-Provence, na França, onde foi agraciado com o título de DPhil (PhD) em 1970. Foi professor-assistente na Universidade de Giessen, na Alemanha. Em 1982, assumiu sua atual posição como professor de Literatura Alemã na Universidade de Hannover, onde é o diretor do Arbeitsstelle Theater/Theaterpädagogik (Centro de Teatro/Pedagogia do Teatro) e coeditor do “Korrespondenzen — Zeitschrift für Theaterpädagogik” (Jornal de Pedagogia do Teatro). Seus campos de interesse de pesquisa incluem Drama e Teatro, Teoria e Prática da Pedagogia do Teatro, a Literatura do “Vormärz”, Bertolt Brecht e Heiner Müller.

 

Serviço

Mesa 5: “Pedagogia do Teatro + ou – Teatro”

Com Florian Vassen

Quando: Terça-feira (28), das 19h às 21h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Tel.: (11) 3775-8600

Grátis

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS