Confira como foi o primeiro dia da programação da 23ª edição do Festival Satyrianas na SP Escola de Teatro

Publicado em: 12/11/2022 |

Julia Bobrow (Os Condenados), Lilian Prado (Forquilha) e Oliver Olivia (Não Ela). Foto: Comunicação/Adaap

Abrindo a programação do primeiro dia da 23ª edição do Festival Satyrianas, a Cia. Os Satyros apresentou seu mais novo espetáculo Os Condenados, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro.

A trama conta a história de personagens-pássaros que, nascidos na Praça das Condenadas, em São Paulo, se reproduzem e se espalham por diferentes partes do planeta, ocasionando sua dominação. Tais figuras foram capazes de desenvolver a capacidade linguística e, por isso, conquistaram lugares no meio político, artístico, cientifico, esportivo e em outros múltiplos setores da sociedade.

Espetáculo Forquilha. Foto: Comunicação/Adaap.

No período vespertino, a atriz Lilian Prado e Pablo Sebástian apresentaram a abertura de processo da peça Forquilha. Em cena, dois irmãos enfrentam uma dura realidade enquanto se deparam com os desafios de sobreviver de maneira casual e seguir em frente em meio a isso tudo.

Espetáculo Não Ela: O que é Bom Está Sempre Sendo Destruído. Foto: Comunicação/Adaap

Em seguida, Oliver Olivia, estudante egresso da SP, e Lucas Miyazaki apresentaram o experimento cênico Não Ela: O que é Bom Está Sempre Sendo Destruído. Na trama, um casal que mora junto — um homem cisgênero e um homem transgênero — se debruça, por meio de programas performativos, sobre a percepção que o homem cis tem de seu companheiro, a fim de revelar as tensões que permeiam seu relacionamento afetivo: a transfobia, a misoginia, e o machismo estrutural.

Performance Silenciadas. Foto: Comunicação/Adaap.

Já no final da tarde foi a vez da performance Silenciadas, que fez o público refletir através de várias performers sobre o silenciamento que mulheres enfrentam pelo patriarcado desde a Idade Média.

Com a temática “Você Tem Fome de Quê?”, o evento recebe mais de 1000 artistas envolvidos em 400 projetos culturais, entre circo, literatura, teatro, música, contação de histórias, dança e cinema, até a próxima terça-feira, 15, na Praça Roosevelt e em outras áreas adjacentes. A entrada é sempre gratuita ou ingresso consciente (“pague quanto puder”). Confira a programação completa AQUI.

Confira a galeria de fotos dos espetáculos:

Sobre o Festival

Quando foi criado em 2000, era localizado na Bela Vista e nomeado “Folias Teatrais”, o evento se propôs como uma homenagem à primavera e deixava o Teatro da região initerruptamente aberto durante 4 dias e 4 noites. Pontuando, assim, a resistência da cultura naquele momento. Atualmente na Praça Roosevelt, o festival continua com o mesmo propósito: são 78 horas ininterruptas que oferecem inúmeras atividades teatrais para os moradores da cidade.

Desde que assumiu a nova localização, as intituladas Satyrianas são parceiras da SP Escola de Teatro; o diretor executivo e o coordenador de direção da SP, respectivamente Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, são fundadores da Companhia organizadora do evento, ‘os Satyros’. A Cia foi pioneira e responsável pela revitalização da Praça Roosevelt, um lugar histórico do centro de São Paulo, no qual a arte teve papel de transformação e que hoje se configura com dos principais pontos de troca cultural da cidade.

Em 2009, o evento passou a integrar o calendário oficial do Estado de São Paulo. Em 2013, os Satyros foram vencedores do Prêmio Shell na categoria Inovação, “pela projeção, permanência e abrangência do evento ‘Satyrianas’ na condição de fenômeno histórico-artístico e social”.

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões