EN | ES

Confira como foi a estreia do espetáculo O Estranho Mundo de Grimm na sede Roosevelt da SP

Publicado em: 16/05/2022 |

Foto: Bruno Galvincio.

Na última sexta-feira, 13, a peça O Estranho Mundo de Grimm estreou na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro. O lançamento do espetáculo, que acontece todas as sextas e sábados, sempre às 21h, até o dia 27 de maio na instituição, foi um sucesso de público, que conferiu de perto essa releitura de clássicos dos contos de fadas! Os ingressos para assistir essa peça estão disponíveis no Sympla da SP.

Espetáculo Depois que Chegou encerra temporada do Ministério Sem Fronteiras, com artistas latino-americanos, nesta quinta(19)

 

Foto: Bruno Galvincio

Em entrevista à comunicação da SP, Ronaldo Saad, diretor e idealizador da montagem, se emocionou com a oportunidade de realizar a temporada em um lugar como a Escola, a qual ele considera ser um referencial no universo artístico. Para o artista, fazer tal residência é um sinal de esperança e resistência cultural em meio ao caos político e social do país.

Foto: Bruno Galvincio

O Estranho Mundo de Grimm traz uma versão original de três histórias famosas escritas pelos irmãos Grimm, Jacob Ludwig Carl Grimm e Wilhelm Carl Grimm, são elas: A Gata Borralheira, popularmente conhecida como a Cinderela em função da adaptação da Disney; João e Maria e A Bela Adormecida. No entanto, na peça as narrativas são trabalhadas a partir de um ponto de vista crítico e moderno que traz novas reflexões, buscando um novo olhar sobre as mulheres representadas e sobre o comportamento dos personagens masculinos. De maneira que o mundo queer e o feminismo são pautas abordadas, nesse sentido Saad comenta a importância da ‘modernização’ desses contos que marcaram gerações:

“Os contos de fadas tiveram sua ascensão no século XVII, na França. Autores como os irmãos Grimm foram precursores de histórias arrebatadoras disseminadas de geração em geração, contudo, com uma análise mais crítica da origem dessas narrativas, é possível perceber profundas alterações que o gênero sofreu ao longo do tempo, mudanças feitas para diminuir o impacto negativo das histórias originais”.

Foto: Bruno Galvincio

No terceiro ato, por exemplo, a peça choca o público ao apresentar Tália, a Bela Adormecida, tomar posse de sua narrativa e revelar as dores do estupro sofrido enquanto dormia, e as mazelas de ser obrigada a passar pela gravidez de seu abusador, o príncipe.

A origem dos contos de fadas

Os contos de fadas pertencem à literatura infantil, mas nem por isso deixam de encantar pessoas de várias idades ao redor do mundo. Considerados clássicos da literatura mundial, os contos de fadas têm origem em tempos remotos e nem sempre se apresentaram como os conhecemos hoje. O aspecto fantasioso e lúdico que hoje os envolve surgiu da necessidade de minimizar enredos controversos e polêmicos, próprios de uma época em que a civilização ainda não havia inventado o conceito que hoje conhecemos tão bem: a infância. Os contos de fadas têm sua origem na cultura céltico-bretã, na qual a fada, um ser fantástico, tem importância fundamental.

 

Foto: Bruno Galvincio

Foto: Bruno Galvincio

Foto: Bruno Galvincio

O ESTRANHO MUNDO DE GRIMM

Quando: de 13/05 (sexta-feira) até 27/05 (sábado)
Sextas e sábados, sempre às 21h
Ingressos: meia-> R$15/ INTEIRA-> R$30
Ingressos via Sympla

Duração: Duração: 70 minutos.
Classificação indicativa: 14 anos

FICHA TÉCNICA
Direção e Concepção: Ronaldo Saad
Dramaturgia: Alessandro Lopes, Giovana Santiago, May Crepaldi, Ronaldo Saad e Vinicius Nunes
Revisão final: Ronaldo Saad e Vinícius Nunes
Produção: CPA – Centro de Pesquisa em Artes
Assist. Direção: May Crepaldi
Elenco: Bárbaro Xavier, Breno Borges, Cledson Soares, Danilo Rezende, Denis Felix, Emmanuelly Berbel, Gio Cípola, Jhonata Souzaa, Luiz Vieira, Lucas Duca, Lucival Almeida, Mariah Saphira, May Crepaldi, Marcelo Liborni, Micaela Rodrigues, Myra Saturnino, Patrícia Oliveira, Sofia Falastro e Tilly Garcia.
Figurinos: Ângela Schoendorfer e Ronaldo Saad
Cenografia: Ângela Schoendorfer e Danilo Rezende
Desenho de luz: Ronaldo Saad e Vinicius Nunes
Sonoplastia: Ronaldo Saad e Vitor Hugo
Visagismo: Hello Santana
Preparação vocal: Robson Guedes
Coreografia e limpeza: Tilly Garcia
Assessoria de Imprensa: Luiz Vieira
Coordenador de palco: Danilo Rezende
Assist. de Palco e operador de som: Vitor Hugo
Fotos: Giovana Santiago, Lucival Almeida e Rafael Soares
Estagiário: Igor Lima
Gênero: Comédia / Drama.




Relacionadas:

Notícias | 24/ 05/ 2024

SP Escola de Teatro exibe o filme “Minha Avó Era Palhaço” em 27 de maio

SAIBA MAIS

Notícias | 24/ 05/ 2024

2º dia da Mostra de Microcenas acontece neste sábado (25)

SAIBA MAIS

Notícias | 23/ 05/ 2024

Veja como foi o primeiro dia da Mostra de Microcenas na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS