Conferência com Nicola Savarese

Publicado em: 05/12/2012

Como a gente contou por aqui, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco recebe, nesta semana, o diretor e pesquisador italiano Eugenio Barba e seu colega, Nicola Savarese, para o lançamento da nova edição do livro “A Arte Secreta do Ator – Um Dicionário de Antropologia Teatral” (Editora É Realizações, 336 págs., R$ 238), assinado por ambos. 

A noite de autógrafos será nesta sexta-feira (7), às 19h, na Sede Roosevelt da Escola, mas amanhã (6), acontecerá uma conferência com Nicola Savarese, também na Sede Roosevelt, aberta ao público, a partir das 19h30, sobre o tema “O Oriente Teatral do Brasil”. O evento terá tradução consecutiva de Patrícia Furtado de Mendonça, que também assina a versão para o português do livro “A Arte Secreta do Ator’.

“Essa obra  tem importância ímpar. Daí a relevância de seu lançamento, especialmente para aqueles que querem se dedicar ao ofício e à pesquisa teatral”, diz Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.

Sobre Nicola Savarese
Nasceu em Roma, em 1945. É membro do staff científico da ISTA (International School of Theatre Anthropology), fundada em 1979 por Eugenio Barba. Foi professor de Artes Cênicas das Universidades de Lecce, Bologna, Roma (La Sapienza e Roma III), Kyoto, Montreal e Paris III-Sourbonne Nouvelle. Também foi scholar guest resident no Getty Research Institute de Los Angeles. Viajou muitíssimo pela Ásia e, particularmente, pelo Japão, onde morou por dois anos. Suas pesquisas e publicações tratam principalmente das complexas dinâmicas que nascem dos encontros entre os teatros ocidentais e orientais. Entre os seus livros, estão: “Il Teatro al di là del Mare” (1980); “Parigi/Artaud/Bali” (1997); “Teatro Eurasiano” (2003) e “Eurasian Theatre: Drama and Performance Between East and West from Classical Antiquity to the Present” (2010). Suas pesquisas sobre o Teatro Clássico Romano, em particular sobre as técnicas corporais das antigas pantomimas, deram origem a uma Exposição no Coliseu de Roma: “In Scæna Catalogue” (2007). Também é co-editor das revistas Teatro e Storia e Dyonysus ex machina (on-line).



O diretor e pesquisador italiano Nicola Savarese: conferência nesta quinta-feira (6), na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro (Foto: Divulgação)

SERVIÇO
Conferência: Com Nicola Savarese, sobre o tema “O Oriente Teatral do Brasil”, com tradução consecutiva de Patrícia Furtado de Mendonça
Quando: Amanhã (6), das 19h30 às 21h
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Consolação
Tel. (11) 3775-8600
Grátis e aberto ao público (Os convites serão retirados no dia, a partir das 18h, com 1h30 de antecedência do evento)
Capacidade da sala: 100 lugares

 



 

Texto: Majô Levenstein

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 12/ 2021

16 de dezembro é dia do Teatro Amador: Conheça mais sobre essa importante prática cultural brasileira!

SAIBA MAIS

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS