Começa amanhã a programação do Mapa Cultural Paulista

Publicado em: 10/05/2016

A partir de amanhã, dia 11, o Mapa Cultural Paulista dá inicio à Mostra da Fase Estadual de Teatro. São 13 espetáculos gratuitos com grupos que foram selecionados nas fases anteriores, que contemplaram todo o interior de São Paulo.

A Mostra, que acontece de 11 a 22 de maio no Teatro Sérgio Cardoso, localizado na  Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista / São Paulo, apresenta estilos diversificados de espetáculos. Entre os selecionados, é possível encontrar peças de teatro adulto, infantil e de rua.`

As Companhias de Teatro selecionadas para esta Fase passaram por duas etapas até chegarem ao grupo seleto da Mostra, 108 grupos participaram colocando na vitrine o que se produz de teatro em cidades paulistas. Mais de 100 municípios representaram suas regiões desde o início da edição, agora, os 13 selecionados se apresentam na capital. Após a Mostra da Fase Estadual, os grupos participam da fase circulação, quando fazem apresentações em três municípios do estado.

Criado em 1995, o Mapa Cultural Paulista tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, identificando-as com a missão de revelar valores e promover segmentos com pouca visibilidade no meio cultural, embora apresentem uma produção cultural de qualidade.

Todos os espetáculos têm entrada gratuita e é possível retirar os ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro Sergio Cardoso.

Confira as datas, os horários e as sinopses das peças e programe-se com o que acontece de melhor nas produções teatrais do estado de São Paulo. Outras informações no site http://www.abacai.org.br/cultura.php

Programação dos Espetáculos de Teatro

11/05 – 20h –  “. MO.”

Grupo Evoé – Região: Vale do Ribeira / Cidade: Juquiá

Sinopse: “.MO.” A extinção da espécie consiste no encontro entre um ser divino e o homem primitivo. A evolução da espécie se dá a partir desse encontro e junto desta evolução vem: medos, angústias, sofrimentos e a ditadura da beleza. “Onde o homem muitas vezes não sabe lidar com tais situações e a extinção acontece”.

Duração: 50 min

Categoria: Adulto

*Indicado para maiores de 18 anos

 

12/05 – 20h – “Querida Célie”

Espaço Núcleo – Região: Campinas / Cidade: Limeira

Sinopse: Célie é uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Célie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã. Ela se casa Albert, um jovem viúvo, que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Entre loucuras e devaneios você se surpreenderá com uma história contada por quem a viveu.

Duração: 75 min

Categoria: Adulto  

*Indicado para maiores de 14 anos

13/05 – 20h – “Os Sapatos que deixei pelo caminho”

Teatro do kaos – Região: Baixada Santista / Cidade: Cubatão

Sinopse:  As aventuras e desventuras de Poim, personagem  nascido no Piauí. A dramaturgia criada em processo colaborativo tem viés biográfico. Pontua a trajetória do menino/moço/adulto em seus laços de família afrouxados pela morte do pai. O abuso na infância, o preconceito devido à origem e à afirmação de sua sexualidade são alguns dos conteúdos expressados. Múltiplos atores são o protagonista.

Duração: 60 min

Categoria: Adulto  

*Indicado para maiores de 16 anos

 

14/05 – 15h – “Amoré”

Cia. de Teatro vermelho – Região: Presidente Prudente / Cidade: Presidente Prudente

Sinopse: Lino está sempre viajando, porém quando chega em Amoré encontra Cora que vive sozinha, suas diferenças pessoais desconstroem e constroem as relações trazendo à tona o humano em cada um, um encontro poético e estupido que só se completa com o auxílio de Adelaide, que com seu jeito angelical mais atrapalha do que ajuda.

Duração: 60 min

Categoria: Infantil

*Livre

 

14/05 – 20h – “Na Ponta da Ponte do Novo Oriente” Adulto   

Cia. Cid Chagas – Região: Araçatuba /Cidade: Pereira Barreto

Sinopse: “Na Ponta da Ponte do Novo Oriente” é uma narrativa imagética, onde ficção e realidade se misturam através das historias que um avô conta para sua neta. Essas histórias retratam a vinda dos japoneses para o Brasil a partir de esportes, danças típicas como: Bon-Odori e princípios de Butôh e Bunrako (Teatro de Bonecos). Na Ponta da Ponte do Novo Oriente remete a um marco na cidade de Pereira Barreto, construída pelos imigrantes.

Duração: 30 min

Categoria: Adulto  

*Livre

 

15/05 – 15h “Escambo”

Cia. 2 Atos – Região: São José do Rio Preto /Cidade: Votuporanga

Sinopse: A obra se apoia na definição da permuta, troca direta em que uma das partes entrega um bem ou produto em troca de outro, sem uso de moeda. O espetáculo retrata, utilizando a linguagem da onomatopeia juntamente com a figura do palhaço, a briga pelo espaço, seja ele físico ideológico ou artístico. Nessa luta por sobreviver e depois de uma intensa disputa os protagonistas descobrem que é possível dividir, compartilhar e que, finalmente, a união faz a força.

Duração: 30 min

Categoria: Teatro de Rua

*Livre

 

15/05 – 20h – “O Rato no Muro”

Núcleo de Teatro Evoé – Região: Ribeirão Preto / Cidade: Batatais

Sinopse: O texto de Hilda Hilst faz uma metáfora sobre a opressão ao mostrar a cíclica rotina de um convento. Freiras vivem separadas do mundo exterior por um muro altíssimo. Diariamente, as irmãs seguem uma mesma rotina, onde rezam e confessam suas culpas diante da madre superiora. Elas vivem massificadas pelo confinamento sem qualquer possibilidade de ação, movimento e liberdade.

Duração: 55 min

Categoria: Adulto  

*Indicado para maiores de 14 anos

 

18/05 – 20h – “Casa de Bonecas”

Os Bárbaros Cia. de Teatro – Região: Marília / Cidade: Maracaí

Sinopse: “Casa de Bonecas” segundo a Cia Os Bárbaros é uma leitura contemporânea ao clássico de Ibsen. Nora em sua casa, que nada mais é do que um quarto de brinquedos, revela a sujeição e os diversos mecanismos da sociedade patriarcal de sua época e de agora. Nora só faz o que Helmer diz que é para ser feito, até que…

Duração: 50 min

Categoria: Adulto  

*Indicado para maiores de 12 anos

 

19/05 – 20h –  “Má Pele”

4NARUAÉ8 – Região: São José dos Campos / Cidade: Jacareí

Sinopse: MÁ PELE é encontro das trajetórias de 4 crianças internas do Preventório de Jacareí, todas filhas de pais hansênicos e internadas compulsoriamente pelo governo no começo do século XIX. Através de suas histórias, o público passa a conhecer os estigmas dessa doença e a luta daqueles que, mesmo não infectados, foram forçados a viver longe de seus familiares, em busca desses relacionamentos perdidos e de sua própria identidade.

Duração: 75 min

Categoria: Adulto  

*Indicado para maiores de 12 anos

 

20/05 – 20h – “Herdeiros do fim do mundo”

Grupo Nozes – Região: Grande São Paulo / Cidade: Barueri

Sinopse: O Espetáculo é uma grande colcha de retalhos de vários textos que abordam a realidade social brasileira.

Duração: 60 min

Categoria: Adulto  

*Indicado para Maiores de 14 anos

 

21/05 – 20h – “Cordel do amor sem fim”

Cia. Anomalias Teatrais – Região: Sorocaba / Cidade: Salto

Sinopse: A peça conta a história de 3 irmãs que vivem sozinhas em Carinhanha/BA. No dia em que a mais nova vai ser pedida em casamento, ela conhece um viajante por quem se apaixona. Após esse acontecimento a vida das 3 irmãs se desenrola em função da sua espera pelo viajante que nunca retorna. Desenvolvida com as características de uma literatura de Cordel, o espetáculo tem sonoplastia e canções ao vivo, e conta com um final surpreendente.

Duração: 50 min

Categoria: Adulto  

*Indicado para maiores de 12 anos

 

22/05 – 15h – “#DesligaAí”

Cia. Dentro da Casa – Região: Bauru / Cidade: Lins

Sinopse: O espetáculo #DesligaAí, conta a história de um adolescente que vê sua vida passar diante a uma televisão e por ela, descobre o mundo, seus sentimentos e suas emoções. Convidamos você participar dessa aventura e junto conosco refletir sobre a aquela velha pergunta O que você vai ser quando crescer?

Duração: 55 min

Categoria: Adulto

*Indicado para maiores de 10 anos

 

22/05 – 20h – “Do Amor”  Adulto    

Cia. Labirinto de Teatro – Região: Araraquara / Cidade: Matão

Sinopse: Em uma manhã de sol amarelado com as beiradas queimadas de arrebol, no campo, os animais resolvem fazer um julgamento. Condenam o homem por sua falta Do Amor e destrincham suas memórias sobre eles. Porco, pomba, asno, galinhas, cigarras e rouxinol, contam do nascer ao entardecer, as malesas que o homem os fez sempre padecer. Trazidos nesta história também pelas linhas da vida do autor Federico, o poeta do amor.

Duração: 70 min

Categoria: Adulto

*Indicado para Maiores de 18 Anos

Relacionadas:

Uncategorised | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Uncategorised | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS