Com Letícia Sabatella, Maria Casadevall e Pascoal da Conceição, ‘Haiti Somos Nós’ estreia na Galeria Olido

Publicado em: 27/07/2016

Cena de “Haiti Somos Nós”. Foto: André Stefano

 

A Cia. Os Satyros explora a questão da imigração haitiana em São Paulo em seu novo trabalho, “Haiti Somos Nós”. Com direção de Rodolfo García Vázquez, a montagem discute vários aspectos da chegada dos refugiados à cidade, como os riscos que eles correm ao atravessar a fronteira de seu país, as condições de vida na nova terra, os desafios de integração, a dificuldade com o idioma, o racismo, a xenofobia e a falta de emprego.

O grande elenco conta com a participação de atores haitianos e brasileiros. Entre os últimos, estão Letícia Sabatella, Maria Casadevall, Pascoal da Conceição, Henrique Mello e Breno da Matta.

A encenação surgiu de uma série de entrevistas e uma oficina de interpretação, realizada pela trupe desde maio, com dez imigrantes haitianos. O projeto também prevê o lançamento de um documentário sobre o processo e a história dos participantes. A ideia do título “Haiti Somos Nós” refere-se à necessidade de acolher os imigrantes e respeitar sua cultura.

Embora tenha sido a primeira nação latino-americana a conquistar a sua independência (a partir de uma revolução dos escravos), o Haiti é considerado o mais pobre do continente. Entre 2010 e 2016, mais de 90 mil haitianos imigraram para o Brasil em busca de condições melhores de vida.

Por causa da instabilidade política, que ocasionou o exílio do ex-presidente Jean Bertrand Aristide, o Brasil ocupa o território haitiano, desde 2004, com a Minustah (Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti), uma iniciativa liderada pelas forças armadas que tem o pretexto de restabelecer a paz.

 

Serviço
Haiti Somos Nós, da Cia. Os Satyros
Galeria Olido
Avenida São João, 473, Centro.
Estreia 5/8. Sex. e Sáb., 20h, e Dom., 19h. Até 7/8.
Grátis. 60 min.

Relacionadas:

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS