Com dramaturgia de aprendiz da SP Escola de Teatro, ‘Baquaqua’ aborda diáspora africana

Publicado em: 12/09/2016 |

Cena de “Baquaqua”

Em “Baquaqua – Documento Dramático Extraordinário”, a Cia. do Pássaro leva ao palco a história real de Mahommah Gardo Baquaqua, um africano escravizado em terras brasileiras. Dirigido por Dawton Abranches, o espetáculo fica em cartaz, até 30 de setembro, no Espaço Cia do Pássaro – Voo e Teatro . Com ingressos que custam até R$10, as sessões ocorrem sextas, às 14h, sábados, às 21h, e domingos às 19h.

O enredo da peça é livremente inspirado na autobiografia do ex-escravo intitulada “An Interesting Narrative. Biography of Mahommah G. Baquaqua“ (em tradução livre: “Uma Narrativa Interessante. Biografia de Mohommah G. Baquaqua”).

Nascido livre no Norte da África no início do século 19, Baquaqua foi raptado e enviado para o Brasil, em 1845 – quando o comércio transatlântico de escravos já era proibido –, em um navio negreiro com destino ao norte de Pernambuco. Dois anos depois, durante uma viagem a Nova York, ele conseguiu escapar de seus captores e se exilou no Haiti, durante uma época de turbulência política.

Sob a proteção da American Baptist Free Mission Society, ele voltou aos EUA no final de 1849 para se inscrever em uma universidade, onde estudou entre 1850 e 1853 e aprendeu inglês. Em 1854, publicou a autobiografia que daria origem à peça da Cia do Pássaro.

Com dramaturgia de Abranches e Dione Carlos, que foi aprendiz na SP Escola de Teatro, o espetáculo tenta compreender as relações de poder e submissão da sociedade atual a partir do trauma histórico da escravidão. Além disso, dramaturgia pretende ser um relato potente sobre a importância da diáspora africana, mostrando o indivíduo como uma alteridade, para além do ser escravizado e do contexto da escravidão. No elenco, Alessandro Marba e outros dois estudantes egressos da Instituição: o ator Breno da Matta e a iluminadora Alice Nascimento, responsável pela luz do espetáculo.

“Baquaqua — Documentário Dramático Extraordinário”
Espaço Cia. do Pássaro
Rua Álvaro de Carvalho, 177, metrô Anhangabaú
6ª, 14h; sáb., 21h; dom., 19h