EN | ES

Coletivo Estopô Balaio seleciona artistas (i)migrantes para residência na SP Escola de Teatro

Publicado em: 31/03/2017 |

Cena da peça “As Cidades dos Rios Invisíveis”, do Coletivo Estopô Balaio. Foto: Jennifer Glass

 

O Coletivo Estopô Balaio convida atores imigrantes e migrantes para participar do processo de montagem de seu novo trabalho: “Nos Trilhos Abertos de um Leste Migrante”. O encontro entre os integrantes da trupe e os artistas selecionados acontece em uma residência artística na sede Brás da SP Escola de Teatro, entre 18 e 28 de abril, de terça a sexta-feira, das 14h às 17h30.

Os interessados em participar da seleção para a vivência artística devem enviar o currículo e uma demonstração de interesse (por meio de carta, áudio ou vídeo) para contato@coletivoestopobalaio.com.br, com o assunto “Residência nos trilhos”. É fundamental ler o texto intitulado “Manifesto para Atores”, que será disponibilizado, em breve, no site da companhia.
Durante a residência, os artistas selecionados participarão dos procedimentos de criação da dramaturgia, intervenções urbanas, treinamentos psicofísicos e práticas de convívio desenvolvidas pelo grupo ao longo de seus 6 anos de existência.
Em seguida, os integrantes do Estopô Balaio escolherão os atores que farão parte do elenco de sua nova peça, com previsão de estreia em novembro ou dezembro de 2017. Os escolhidos nesse último processo serão contratados pelo coletivo e receberão uma remuneração por sete meses. O projeto da trupe foi contemplado pela 9° edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.
Livremente inspirado em “As Veias Abertas da América Latina”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015), o novo espetáculo será desenvolvido a partir de uma série de cartas que foram escritas pelos artistas para migrantes e imigrantes dentro da Estação Brás da CPTM.
Alguns remetentes terão suas histórias transformadas em uma dramaturgia em forma de audiotour, que o espectador conhecerá em um passeio de trem partindo do Brás.
Os relatos pessoais são evidências do processo de colonização da América Latina, que, mesmo depois de séculos, ainda influencia as realidades social, histórica e política do continente. As relações abusivas de poder, a violência, os golpes políticos e militares e a usurpação de valores identitários são consequências da chegada dos colonizadores.
Serviço
Seleção de atores (i)migrantes para residência artística do projeto
Quando: 18 a 28/4, de terça a sexta, das 14h às 17h30
Local: SP Escola de Teatro – Sede Brás
Inscrições: enviar currículo e carta de interesse (em formato de texto, áudio ou vídeo) para o e-mail contato@coletivoestopobalaio.com.br, com o assunto “Residência nos trilhos”

 




Relacionadas:

Notícias | 16/ 07/ 2025

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam nas cidades de Bertioga, Santo André e Vinhedo durante o mês de julho

SAIBA MAIS

Notícias | 15/ 07/ 2025

SP Escola de Teatro divulga lista de aprovados do processo seletivo 2025/2º semestre

SAIBA MAIS

Notícias | 14/ 07/ 2025

SP Escola de Teatro recebe quatro grupos do Rio Grande do Sul para intercâmbios e residências artísticas

SAIBA MAIS