Coletivo Diário, dirigido por artista egresso da SP, oferece oficina e apresenta espetáculo de dança Avoapé no Rio de Janeiro

Publicado em: 01/06/2022 |

O Coletivo Diário, dirigido pelo ator, cenógrafo e produtor Rodrigo Alcântara, artista egresso da SP Escola de Teatro do curso de cenografia e figurino, promove neste final de semana, 3, 4 e 5 de junho, a oficina de dança Dança Além dos Muros e o espetáculo de dança AVOAPÉ, na cidade do Rio de Janeiro.

A oficina acontece na próxima sexta-feira, 3 , no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, e os ingressos precisam ser retirados via Sympla. Já o espetáculo de dança AVOAPÉ acontece no dia 5 de junho, às 15h, gratuitamente no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, e nos dias 4 e 5 de junho, às 18h, Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, com ingressos via Sympla.

Cineclube Alma no Olho exibe e discute curta Ilha das Flores, de Jorge Furtado, na próxima segunda, 6

A oficina Dança para Além dos Muros, ministrada em março na SP Escola de Teatro, parte do pressuposto de que todo corpo é capaz de dançar e de se expressar no seu próprio tempo/espaço e na sua especificidade singular. Nela, os profissionais mostrarão que os espaços apresentam suas próprias barreiras, presenteando os estudantes com o desafio de transformá-las em elementos de coatuação.

Espetáculo AVOAPÉ. Foto: Carlos Lima

AVOAPÉ

O espetáculo AVOAPÉ conta sobre os desafios da pandemia e a aridez da vida do trabalhador brasileiro. Através da dança contemporânea e africana, o Coletivo Diário nos conta a história de tantas e tantas pessoas que lutam nesse momento contra ainda mais adversidades e desamparo social. Entre folhas, flores e tropeços, o artista segue trilhando os caminhos que reivindica e clamando por seus irmãos da vida, por suas ancestrais vivas e pelas Yabás. Entre agonias e pandemias, a resistência segue de dentro de casa, das ruas, dos terraços e dos espaços de artistas independentes.

Espetáculo AVOAPÉ. Foto: Guilherme Assano

Rodrigo Alcântara é bailarino formado em Ballet Clássico e Dança Contemporânea pelo Projeto Núcleo Luz do Programa Fábricas de Cultura – sob coordenação geral de Susana Yamauchi – e pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo, Escola de Dança de São Paulo, no curso de “Dança para Rapazes” e “Projeto Dançar”. É bacharel em Design de Interiores pelas Faculdades Metropolitanas Unidas FMU e estudante egresso da SP Escola de Teatro do curso de Cenografia e Figurino com J.C Serroni e Tellumi Helen. Traz consigo práticas pedagógicas comprometidas com a ancestralidade, inclusivas e que partem do lugar da “escuta”.

Serviço:

Oficina Dança Além dos Muros
Local: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
Dia: 03 de Junho, sexta-feira
Local: Rua José Higino, 115, Tijuca.
Quanto: R$20,00
Ingressos no Sympla

Espetáculo de dança AVOAPÉ
Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas – Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa Rio de Janeiro
Dia: 05 de junho, domingo
Quanto: Gratuito

Espetáculo de Dança AVOAPÉ
Local: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro – Rua José Higino, 115, Tijuca.
Dia: 04 e 05 de junho, sábado e domingo
Quanto: Inteira R$20, Meia entrada R$10
Ingressos no Sympla

Notícias | 19/ 04/ 2024